Autor: MARIA APARECIDA DA SILVA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/06/2011

RESUMO Este estudo teve por objetivo geral descrever e analisar como se encontram configuradas as variáveis de estresse ocupacional e burnout de professores lotados nos campi I e II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, localizado em Belo Horizonte (MG). Para tanto, o referencial teórico abordou os dois temas, principais conceitos, modelos teóricos e escalas de mensuração. A pesquisa de campo, descritiva e com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação entre métodos), foi realizada por meio de três instrumentos de coleta de dados, a saber: levantamento documental, cujos dados foram submetidos à análise documental; questionários, cujos dados de 99 respondidos foram submetidos à análise estatística uni e bivariada; e entrevistas com 14 professores, cujos dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Em síntese, os níveis de estresse e burnout dos professores do CEFET-MG foram considerados satisfatórios. Eles se mostraram altamente realizados, apesar dos fatores de pressão observados, da sobrecarga de trabalho, das expectativas com relação aos rumos da Instituição e dos desafetos com a gestão. Percebe-se uma identificação muito grande com a Instituição, muitos são ex-alunos, o que é visto como ponto positivo para a organização e para os próprios professores como forma de amenizar o estresse, porém, observam-se, nas entrevistas, alguns questionamentos, suspeitando-se de níveis mais elevados de estresse e burnout entre os professores da instituição. Observou-se, também, que o contexto da Instituição e o direcionamento do gerenciamento atual provocam nos professores pressões e insatisfações, principalmente no que diz respeito aos Relacionamentos Interpessoais, o que apareceu como fonte significativa de geração de pressão, mas não prejudiciais à relação do professor com o aluno. Após o apontamento das limitações da pesquisa, sugestões para a instituição e para pesquisas futuras foram delineadas.

Palavras-chave: Estresse Ocupacional, Burnout, professor, instituição de ensino, setor público.

ABSTRACT This study aimed to describe and analyze how the variables are set for occupational stress and burnout of teachers in the campuses I and II of the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais, CEFET-MG, located in Belo Horizonte (MG). For that, the theoretical reference analyzed the two issues, key concepts, theoretical models and measurement scales. The field research, descriptive and quantitative and qualitative approaches (triangulation between methods), was performed by three instruments for data collection: a documentary survey, whose data were submitted to analysis of documents; questionnaires, wich the data of 99 answered were analyzed using univariate and bivariate analysis, and interviews with 14 teachers, whose data were analyzed based on the technique of content analysis. In summary, the levels of stress and burnout of teachers in the CEFET-MG were considered satisfactory. They have shown themselves highly accomplished, despite the pressure factors observed, the overload of work, expectations regarding the direction of the institution and disaffection with the management. It also indicated a great identification with the institution, many are former students, which is seen as a positive for the organization, but questionable for the teachers, since some numbers in the interviews were questioned, suspecting of presence of higher levels of stress and burnout among teachers of the institution. It was noted also that the context of the institution, and the direction of current management leads to dissatisfaction and pressures on teachers, especially with regard to interpersonal relationships, which came as a significant source of pressure generation, but not harmful to the relationship between the teacher and the student. After the pointing of the research limitations, suggestions for the institution and for future research were outlined.

Keywords: Occupational Stress, Burnout, professor, educational institution, the public sector.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva  – Orientadora

Prof. Dr. José Ricardo Costa de Mendonça – Docente

Prof. Dr. Diogo Henrique Helal – Participante externo

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