Mestrando(a): LOURIVAL BRASIL JUNIOR

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

O futebol é um esporte que mobiliza um grande volume de pessoas, mundialmente. Portanto é um mercado bastante competitivo. As organizações esportivas se depararam com a necessidade de buscar novas formas de investimentos. As parcerias entre empresas investidoras e clubes que se verificaram no Brasil nos últimos tempos sinalizam a necessidade de novas perspectivas de gestão para o negócio futebol. Essa nova gestão tem gerado um posicionamento estratégico das organizações industriais, das federações de futebol e dos clubes diante da evolução do negócio futebol. Este estudo tem como tema principal o marketing esportivo. Seu objetivo consiste em analisar as estratégias de marketing esportivo utilizadas por dois clubes da Capital mineira, Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube, em termos de seus principais resultados. Utilizando-se da tipologia denominada ?estudo de caso comparativo?, a pesquisa é de caráter qualitativo, realizando uma coleta de dados por meio de entrevistas com os diretores de marketing e gerentes de lojas dos clubes. Entender a percepção e os avanços com relação aos negócios esportivos é basilar para melhorar as relações entre clubes, entidades administrativas, torcedores, veículos de comunicação e investidores/patrocinadores. Após a apresentação e discussão dos resultados, considerou-se que o marketing esportivo é necessário e fundamental para a gestão do clube, bem como para a conquista de credibilidade perante os parceiros, e, também, que a harmonia interna com os demais setores é um dos pilares para gerar resultados positivos. Observou-se também que no Cruzeiro Esporte Clube o Departamento de Marketing tem forte atuação no sentido de alavancar os negócios do clube, enquanto no Clube Atlético Mineiro não se evidenciou a presença de um Departamento de Marketing ativo que pudesse agregar valor ao clube. Os dois clubes revelaram que a união dos atores do esporte leva ao fortalecimento do estado no cenário esportivo nacional, sendo importante a união de concorrentes no campo para se transformarem em parceiros no esporte.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon. Orientador (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Cristiana Fernandes de Muylder. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares. Convidado 2 (Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo)

Mestrando(a): LOURIVAL BRASIL JUNIOR

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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