Autor: Roberto Marcio Guerra

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/10/2021

RESUMO: Este estudo tem por objetivo apresentar o panorama da formação superior nos cursos
de Administração: avaliação, propostas e correlações com os indicadores de
desenvolvimento do Brasil, com destaque para as categorias de pertinência (pública
e privada). Os dados principais foram extraídos da Sinopse da Educação Superior,
publicada, anualmente, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira. Analisa-se o curso de Administração, especialmente quanto ao número de
edições realizadas e de concluintes. Faz-se um estudo comparativo com os cursos
superiores, entre eles, Direito, Engenharia, Pedagogia e Medicina. A pesquisa buscou,
descrever os indicadores de desenvolvimento econômico e social do país e apresentar
a percepção dos administradores sobre a formação recebida e a profissão. Nesse
sentido, apurou-se que a formação em Administração experimenta um grande desafio
quanto ao desenvolvimento da profissão. Concluiu-se que é necessário diversificar as
disciplinas formativas e de orientação pragmática, bem como a formação do corpo
docente, na modernização do conteúdo curriculares. Ao mesmo tempo busca
intensificar esforços nas funções e nas atividades dirigidas ao pragmatismo executivo,
fomentando a atenção à formação humana. Observa-se que as organizações estão
ficando cada vez mais sofisticadas, inteligentes e desenvolvem os conectomas que
lhes permitem atuações estratégicas em redes de negócios, cada vez mais
internacionais. Assim, não é suficiente a atuação suportada em valores e
competências intuitivas, mas, sim, baseada em conceitos sofisticados, densos,
oportunos e importantes, empreendidos por organizações compatíveis com os
requerimentos da Quarta Revolução Industrial, para se sustentarem e evoluírem, por
meio da competição multiversa.
Palavras-chave: Formação Superior. Cursos de Administração. Indicadores de
Desenvolvimento.

ABSTRACT: This study aims to present the panorama of higher education in Administration
courses: evaluation, proposals and correlations with the development indicators in
Brazil, with emphasis on the categories of pertinence (public and private). The main
data were extracted from the Synopsis of Higher Education, published annually by the
Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira. The Administration
course is analyzed, especially regarding the number of editions carried out and
graduates. A comparative study is carried out with higher education courses, including
Law, Engineering, Pedagogy and Medicine. The research sought to describe the
countries` economic and social development indicators and present the perception of
administrators about the training received and the profession. In this sense, it was
found that training in Administration experiences a great challenge regarding the
development of the profession. It was concluded that it is necessary to diversify the
training disciplines and pragmatic orientation, as well as the training of the teaching
staff, in the modernization of the curricular content. At the same time, it seeks to
intensify efforts in functions and activities aimed at executive pragmatism, promoting
attention to human training. Organizations are becoming more and more sophisticated,
intelligent and developing connectomes that allow them strategically to act in
increasingly international business networks. Thus, acting based on intuitive values
and skills is not enough, but based on sophisticated, dense, timely and important
concepts, undertaken by organizations compatible with the requirements of the Fourth
Industrial Revolution, to sustain and evolve, through the multiverse competition.
Keywords: Higher Education. Administration Courses. Development Indicators.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade 

Banca Examinadora

Prof. Dr. José Edson Lara  – Orientador

Prof.ª Dr.ª Eloísa Helena Rodrigues Guimarães  – Participante Externo

Prof. Dr. Luiz Rodrigo Cunha Moura – Participante Externo

Prof. Dr. Rodrigo Medeiros Ribeiro –  Participante Externo

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