Título: EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: estudo na Universidade Estadual de Montes Claros

Autor: ELBE FIGUEIREDO BRANDAO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 10/04/2015

Resumo: O fenômeno da evasão no ensino superior promove prejuízos econômicos financeiros e sociais, em especial, para as Instituições Públicas de Ensino Superior. Estudar os fatores determinantes e as alternativas para o enfretamento da evasão sob a ótica de evadidos, professores e coordenadores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – é a proposta desta dissertação. Para chegar ao cumprimento dos objetivos, foram realizadas pesquisas embasadas teoricamente no conceito, nas causas e nas perspectivas para conter a evasão com o objetivo de identificar os fatores determinantes que levam ao abandono dos cursos. Na sequência, com fundamentos alicerçados na identidade, na cultura e na reconstrução da identidade e na prática educativa, buscou-se conhecer a identidade da Instituição e a dos evadidos, aprofundar o conhecimento sobre os fatores determinantes e identificar alternativas que possam contribuir para a redução da evasão no âmbito do ensino superior. O resultado da pesquisa apontou para o fortalecimento dos mecanismos já existentes na Unimontes como o projeto político pedagógico, maior flexibilidade, a modernização dos cursos, a retomada da mostra de profissões e uma maior integração professor-Universidade. Entretanto, uma das principais causas da evasão no Ensino Superior antecede a entrada do aluno na Instituição, conforme identificado neste estudo. Como alternativa, propõe-se a aplicação de testes vocacionais e a inserção da disciplina sobre profissões no ensino médio público e privado, visando amparar a escolha e a decisão do estudante sobre seu futuro profissional.

Palavras-chave: Evasão. Educação Superior. Identidade. Unimontes

Abstract: The “college evasion” phenomenon negatively impacts the performance of the economic, financial and social aspects of higher education, especially that of the public institutions. Utilizing the perspective of student dropouts, teachers, and coordinators in the Departments of Administration, Accounting and Economics of the Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), the intent of this dissertation is to uncover the core reasons of this apparent phenonmenon and to offer proposals in combating this phenonmenon and reverse the negative effects on society. Research was conducted using a theoretical approach in order to identify the root causes behind students abandoning a higher education. This research revealed significant factors in the identity and culture of both the students themselves as well as that of Unimontes. This revelation assisted in the development of potential solutions in reducing the number of student dropouts. Based on the results of my research, I believe that it might be necessary to modify some existing mechanisms that are currently present at Unimontes. These changes could include increased flexibility and modernization of courses offered, the return of professional career events, as well as a stronger integration between the teachers and the students.These solutions could also be adopted at the high school and middle school levels to assist in preventing the “college evasion” phenonmenon even before students graduated. In addition to the above mentioned ideas, the implementation of vocational exams and “Career Days” could assist in informing students earlier in their education and allowing them to make educated decisions about their future careers. The implementation of these changes could make a student successful throughout his or her education and this success could continue on afterwards and contribute a positive impact on society.

Keywords: Evasion. College Education. Identity. Unimontes

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa: Práticas gerenciais sedutoras e alto desempenho organizacional de empresas mineiras: a percepção de altos executivos

Banca Examinadora

Orientador: FERNANDO COUTINHO GARCIA

ILVA RUAS ABREU – Participante Externo

LUIZ ANTONIO DE MATOS MACEDO – Participante Externo

 

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