Título: PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: o caso de servidores das Secretarias de Administração e Educação de uma prefeitura localizada no interior de Minas Gerais
Autor: Denis Anisio Socorro Carvalho
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 27/11/2017
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar as manifestações de prazer e de sofrimento dos servidores públicos que trabalham nas Secretarias de Administração e Educação de uma Prefeitura localizada no interior de Minas Gerais. A fundamentação teórica foi baseada na teoria da psicodinâmica do trabalho. Metodologicamente, a pesquisa foi de caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 22 servidores, sendo 10 da Secretaria de Administração e 12 da Secretaria de Educação. Os dados foram colhidos a partir de uma entrevista estruturada, com roteiro estabelecido previamente, fundamentado no referencial teórico. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas e analisadas, recorrendo-se à análise do conteúdo. Foram definidas, a priori, cinco unidades de registro: sentido do trabalho, contexto do trabalho, vivências de prazer, vivências de sofrimento e estratégias para lidar com o sofrimento no trabalho. Dessas unidades, emergiram as categorias. Foi possível identificar que o sentido do trabalho é evidenciado pela identificação que os servidores têm com o trabalho, a utilidade, o envolvimento profissional, a independência financeira, a convivência no trabalho e a estabilidade no emprego. Já o contexto do trabalho foi marcado pelo excesso de burocracia organizacional, algo que, para os entrevistados, torna o trabalho prescrito de difícil execução; o relacionamento com a chefia, com os colegas e com as autoridades foi considerado bom por alguns e ruim por outros; a organização do trabalho foi considerada por todos como rígida, burocrática e hierarquizada; a sobrecarga de trabalho foi relacionada ao excesso de trabalho e a poucas pessoas para executar as atividades; o número de alunos por sala foi considerado inadequado, uma vez que é excessivo; o ambiente físico foi considerado ideal pelos servidores da Educação e precário pelos servidores da Administração; e o ritmo de trabalho foi considerado intenso por todos os entrevistados. As vivências de prazer identificadas foram: realização profissional, considerada a maior fonte de prazer por todos os entrevistados, reconhecimento institucional, considerado importante por todos, mas alguns afirmam como falho, crescimento pessoal, autonomia no trabalho, experimentada mais pelos Servidores da Educação, pois os da Administração afirmam ter dificuldades de expressarem a subjetividade, e ética profissional, elemento que consideram importante, por ser um reconhecimento que vem da sociedade. Quanto às vivências de sofrimento, identificou-se a falta de reconhecimento da sociedade, e, na Educação em especial, soma-se a isso a falta de reconhecimento da família dos alunos, a pressão por resultados e a insegurança profissional, consequências da implantação do sistema gerencialista. Além disso, ressalta-se a interface entre casa e trabalho, que acaba gerando conflitos e o esgotamento mental e físico, frutos dos elementos de sofrimento, que acabam levando os servidores a se afastarem do trabalho. As estratégias para lidar com o sofrimento foram: crenças religiosas, atividades recreativas, afastamento do trabalho, apoio familiar, diálogo, enfrentamento do problema e atividades físicas, sendo a maioria delas de cunho individual. De forma sintetizada, os resultados apontaram que os servidores vivenciam mais sofrimento do que prazer, sendo que as vivências de sofrimento são mais intensas nos servidores da Secretaria de Educação.
Palavras-chaves: Centralidade do trabalho. Contexto do trabalho. Prazer no trabalho. Sofrimento no trabalho. Servidores públicos.
Abstract: The objective of this research was to describe and analyze the manifestations of pleasure and suffering of public servants working in the Secretariats of Administration and Education of a City Hall located in the interior of Minas Gerais. The theoretical basis was based on the theory of work psychodynamics. Methodologically the research was descriptive, with a qualitative approach. Twenty-two servers participated, of which 10 were from the Administration Department and 12 from the Education Department. The data were collected from a structured interview, with a previously established script, based on the theoretical reference. The interviews were recorded, then transcribed and the contents analyzed. It was defined, a priori, five units of record: work sense, work context, pleasure experiences, experiences of suffering and strategies to deal with the suffering in the work, of these units emerged the categories. It was possible to identify that the meaning of the work is evidenced by the identification that the servants have with the work, the usefulness, the professional involvement, the financial independence, the coexistence in the work and the stability in the employment. Already the context of the work was marked by the excess of organizational bureaucracy, something that for the interviewees makes the prescribed work of difficult execution, the relationship with the boss, colleagues and with the authorities, considered good by some and bad by others, the organization of work, considered by all as rigid, bureaucratic and hierarchical, work overload, related to overwork and few people to perform activities, number of students per room, which are beyond the capacity that the server manages to care for, the physical environment considered ideal by the education servers and precarious by the Administration’s employees and the pace of work, considered intense by all interviewees. The experiences of pleasure identified were: professional achievement, considered the greatest source of pleasure by all interviewed, institutional recognition, considered important by all, but some affirm as flawed, personal growth, autonomy in work, experienced more by the Servers of Education, for the of management say they have difficulties expressing subjectivity and professional ethics, which they consider important, since it is a recognition that comes from society. As for the experiences of suffering, the lack of recognition of society was identified, and Education adds to the lack of recognition of the students’ family, the pressure for results and the professional insecurity consequences of the implantation of the managerial system, the home and work interface, relationship that end up generating conflicts, and mental and physical exhaustion, fruits of the elements of suffering, that lead the servants to move away from work. The strategies to deal with the suffering were: religious beliefs, recreational activities, work withdrawal, family support, dialogue, coping with the problem and physical activities, most of them being individual. In a synthesized way, the results showed that the servers experience more suffering than pleasure, and the experiences of suffering are more intense in the servants of the Department of Education.
Keywords: Centrality of work. Context of work. Pleasure at work. Suffering at work. Public Servers
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações.
Problema de Pesquisa: “como se configuram as vivências de prazer e sofrimento no trabalho de servidores municipais?”
Banca Examinadora
Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Honorio
Profª Drª Maria Elizabeth Antunes Lima – Docente
Profª Drª Adriane Vieira – Participante Externo
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