Autor:  PAULO MARCELO VILLANI

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  16/12/2016

Resumo: Esta dissertação analisa quatro artistas do Funk ostentação, dando maior ênfase a um deles, considerado não só precursor dessa nova geração do movimento, mas também por ser possuidor de um dos maiores números de inscritos em sua página do Facebook, MC Guimê. O funk nasceu nas periferias, tendo a rede como seu principal meio de divulgação. Nela, os artistas expõem suas músicas, suas vidas e a utilizam como meio para divulgar seus shows. Numa relação de mão única, o ídolo procura manter cativos seus fãs, e é por meio deles e de grupos que vão se formando em sua rede, que esta vai sendo dinamizada e expandida. Analisar a estrutura das redes sociais de atores do funk e as narrativas construídas através destas para se apresentarem ao mundo, foi um caminho para conhecer um pouco mais desse universo que movimenta não só o mercado musical, mas também o mercado de marcas famosas (roupas, calçados) e outras ostentadas pelos artistas. Nos seus clips, vendem uma história de sucesso e superação, também estimulam uma relação narcisista com seus fãs, explorando o desejo destes em ter o que o ídolo possui: fama, admiração, sucesso.

Palavras-Chave: Funk Ostentação. Redes Sociais. Mercado Funk. Narcisismo.

Abstract: This dissertation is an essay on four “Ostentation Funk” artists, emphasizing one of them, which is regarded not only as the precursor of this new movement generation, but also for owning one of the largest numbers of subscribers on his Facebook web page, Mc Guimê. The “Ostentation Funk” style was raised in the suburbs, relying on the internet as a major source of dissemination. On the web the artists expose their songs, their lives and make of it a way of promoting their shows. Based on one-sided relationships, the idol seeks to keep its fans captive. It is through them that the groups in his network are formed, expanded and invigorated. The analysis of the social networks of the Funk actors, and the narratives which are created through this media in order to present themselves to the world, was a path to retrieve a bit more of this universe which develops the music market as well as the famous brands clothing market (clothes and footwear) which are conspicuously displayed by the artists. In their video clips they tell a persuading story of success and overcoming achievements, giving support for a narcissistic kinship and exploiting the fans’ wishes of achieving the fame, admiration and success alike the idol.

Keywords: Ostentation Funk, Social Networks, Funk Market, Narcissism

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Gestão da Inovação e Desempenho

Problema de Pesquisa: “Como se estruturam as redes sociais do movimento funk ostentação tendo o Facebook como interface entre ídolo e fã?”

Banca Examinadora

Orientador: Profª Drª Eliane Bragança de Matos

Prof. Dr. Reynaldo Maia Muniz – Docente

Prof. Dr. Claudio Jorge Cançado– Participante Externo

Profª Drª Deborah Oliveira Santos Abdala– Participante Externo

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