Título: A IDENTIDADE DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MINERAÇÃO

 

Autor:  Lívia Alves Gouvêa de Paula

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/02/2019

RESUMO: O campo de estudo da Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GERH) e, mais especificamente, da relação entre Gestão de Recursos Humanos (GRH) e identidade gerencial, apresenta controvérsias que ainda precisam ser resolvidas. Isto significa que permanece a necessidade de revisar a literatura dos estudos neste campo, para encontrar algum sentido no vasto número de conclusões propostas. Por esse motivo, a fim de atualizar e discutir sobre esses temas, propõe-se este estudo que teve por objetivo entender como se encontra configurada a identidade da área de recursos humanos em uma empresa do setor de mineração, o que se deu através dos objetivos específicos que foram identificar e descrever a função gerencial; descrever os papéis do RH e identificar e descrever a identidade do gestor de RH de uma organização do setor de mineração. Em termos metodológicos, a pesquisa, de abordagem qualitativa, caracterizou-se como descritiva, e foi realizada por meio de entrevista em profundidade com seis gestores da área de RH da organização em que o estudo foi realizado. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Com base em estudos anteriores, foram previamente definidas três macrocategorias de análise e essas foram denominadas como “Campo Organizacional”, “Organização” e “Identidade da área de RH”. Foram denominadas também diversas subcategorias. Os resultados revelaram que os gestores pesquisados possuem uma identidade que precisa ser fortalecida dentro e fora da organização. O estudo aponta também a necessidade que o grupo tem de amadurecer e legitimar sua atuação e sua importância na organização sendo de fato um RH que ocupe uma posição estratégica assim como as demais áreas do negócio. A maioria dos entrevistados afirma o quanto a área de RH, por não estar vinculada diretamente aos altos executivos da organização, acaba por realizar muito as demandas advindas deste público, sem que se tenha efetivamente uma visão mais ampla e mais estratégica. Observou-se que a função gerencial deste nível é impressa pelas subjetividades próprias de cada profissional, não havendo uma padronização do exercício da função gerencial, e sim uma afirmação dos sujeitos na relação indivíduo versus organização. Para os entrevistados, seu papel ainda é predominantemente operacional e que mesmo exercendo, em alguns momentos, funções mais estratégicas dentro da organização, as áreas de RH ainda se dedicam no desempenho de papéis mais operacionais demandados pela alta direção e por seus clientes na organização. Dessa forma, a área de RH assume funções diferenciadas e simultâneas, que vão das mais relevantes para a organização às mais funcionais-cotidianas, com a finalidade de abranger as demandas desse público.

 

Palavras Chave: Identidade. Gestão de RH. Recursos Humanos.

 

 

 

 

ABSTRACT: The field of study of Strategic Human Resource Management (GERH), and more specifically, the relationship between Human Resource Management (HRM) and managerial identity, presents controversies that still need to be solved. This means that there remains a need to review the literature of studies in this field to find meaning in the vast number of proposed conclusions. For this reason, in order to update and discuss these issues, this study is proposed to understand how the identity of the human resources area in a mining company is configured, which has been achieved through the objectives identifying and describing the managerial role; describe the roles of HR and identify and describe the identity of the HR manager of a mining organization. Methodologically, the qualitative research was characterized as descriptive, and it was performed through an in-depth interview with six managers from the HR area of ​​the organization where the study was conducted. The data were analyzed based on the technique of content analysis. Based on previous studies, three macrocategories of analysis were previously defined and these were denominated as “Organizational Field”, “Organization” and “Identity of the HR area”. There were also several subcategories. The results revealed that the researched managers have an identity that needs to be strengthened inside and outside the organization. The study also points out the need for the group to mature and legitimize its performance and its importance in the organization being in fact an HR that occupies a strategic position as well as the other areas of the business. Most of the interviewees affirm that the area of ​​HR, because it is not directly linked to the top executives of the organization, ends up fulfilling much the demands of this public without having a broader and more strategic vision. It was observed that the managerial function of this level is imprinted by the subjectivities of each professional, there is no standardization of the exercise of the managerial function, but an affirmation of the subjects in the individual vs. organizational relationship. For the interviewees, their role is still predominantly operational, and while exercising, at times, more strategic functions within the organization, the HR areas are still dedicated to the performance of the more operational roles demanded by the top management and by its clients in the organization. In this way, the HR area assumes differentiated and simultaneous functions, ranging from those most relevant to the organization to the most functional-everyday, in order to cover the demands of this public.

 

Keywords: Identity. HR management. Human Resources.

 

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmicas das Organizações.

 

Problema de Pesquisa: “Como se percebe a identidade da área de Recursos Humanos com a empresa a ser pesquisada?”

 

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Profª. Drª. Adriane Vieira – Docente

Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’Anna– Participante Externo

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