Título:  EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Estudo de um programa de fomento à educação empreendedora para estudantes de escolas públicas em Minas Gerais

Autor:   Rafael Possato Cunha

Data da Defesa: 14/08/2019

RESUMO: Diversos autores defendem a educação empreendedora como um caminho potencial para redução da desigualdade social bem como no crescimento econômico local, geração de emprego e autonomia profissional. Com isso, as políticas públicas de empreendedorismo têm ganhado cada vez mais espaço nas agendas dos governos nacionais e locais. Com base nas premissas da pesquisa descritiva e da abordagem qualitativa e no intuito de investigar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos e atitudes do empreendedor, esta pesquisa realizou um estudo de campo aprofundado sobre as ações implementadas em um Programa de educação empreendedora para estudantes de escolas públicas no estado de Minas Gerais. Utilizou-se o modelo do perfil empreendedor, construído por Schmidt e Bohnenberger (2009), para identificar e analisar as características comportamentais empreendedoras nos estudantes. Em um primeiro momento, o pesquisador participou como voluntário do Programa e a experiência permitiu um contato introdutório com o campo de pesquisa e ampliou a visão do fenômeno estudado, enriquecendo o processo de investigação e coleta de dados. Em um segundo momento, indivíduos com diferentes funções e atuações dentro do Programa foram entrevistados sobre aspectos relativos à implementação do Programa, ao material e às atividades desenvolvidas, à assimilação e ao despertar das características comportamentais. Informações de documentos, tais como o Manual dos Alunos, também foram analisados para agregar no processo investigativo da pesquisa. Os resultados salientam a importância do fomento às atividades de promoção da cultura e educação empreendedora, com potencial de despertar e desenvolver características comportamentais importantes e agregá-las na formação profissional e pessoal dos estudantes envolvidos. Entre os atributos do perfil empreendedor avaliados nos estudantes, destaca-se o desenvolvimento nos traços comportamentais associados à autorrealização, sociabilidade, liderança e inovação.

Palavras-chave: Políticas Públicas de empreendedorismo. Educação Empreendedora. Perfil Empreendedor. Características comportamentais do empreendedor.

ABSTRACT: Several authors defend entrepreneurial education as a potential way to reduce social inequality as well as local economic growth, job creation and professional autonomy. As a result, public entrepreneurship policies are gaining more and more space on national and local government agendas. Based on the premises of descriptive research and qualitative approach and in order to investigate the teaching-learning process of entrepreneurial concepts and attitudes, this research conducted an in-depth field study on the actions implemented in an Entrepreneurial Education Program for undergraduate students. public schools in the state of Minas Gerais. The entrepreneurial profile model built by Schmidt and Bohnenberger (2009) was used to identify and analyze entrepreneurial behavioral characteristics in students. Initially, the researcher participated as a Program volunteer and the experience allowed an introductory contact with the research field and broadened the view of the phenomenon studied, enriching the process of investigation and data collection. Secondly, individuals with different functions and activities within the Program were interviewed about aspects related to the implementation of the Program, the material and activities developed, the assimilation and the awakening of behavioral characteristics. Document information, such as the Student Handbook, was also analyzed to add to the research investigative process. The results underscore the importance of promoting culture promotion and entrepreneurial education activities, with the potential to arouse and develop important behavioral characteristics (in particular: self-actualization, sociability, leadership and innovation) and to aggregate them into the professional and personal training of the students involved.

Palavras-chave: Public policies of entrepreneurship. Entrepreneurial Education. Entrepreneur Profile. Behavioral characteristics of the entrepreneur.

Área de Concentração: Organização e Estratégia

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Problema de Pesquisa: “As ações implementadas em um programa de formação empreendedora permitem o desenvolvimento das características comportamentais do perfil empreendedor? ”

Orientador: Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva– Docente