Autora: Rebeca Pires Oliveira 

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/02/2019

RESUMO: Os negócios com impacto social são iniciativas que objetivam a geração de serviços e produtos mais eficazes de combate à pobreza, ou, de uma maneira mais ampla, são ações que utilizam a lógica mercadológica para lidar com demandas no ambiente social. Os idealizadores desses negócios são reconhecidos como empreendedores sociais, uma vez que o foco do seu trabalho é utilizar a expertise do empreendedorismo do setor privado para geração de impacto social. Este estudo visou contribuir para uma maior compreensão deste tema que vem recebendo atenção no decorrer dos últimos anos, tanto do meio acadêmico quanto das organizações empresariais e mesmo da sociedade em geral. O referencial teórico apresentou as diferentes visões do tema, pois, por se tratar de uma reflexão recente, não se alcançou ainda um consenso em torno do seu significado. Trata-se de um estudo qualitativo e de natureza exploratória, sendo que os dados foram coletados por meio de três instrumentos: uma análise documental, um questionário e entrevistas em profundidade. Os resultados obtidos permitiram identificar as características dos negócios de impacto social em Belo Horizonte, bem como o perfil dos empreendedores sociais. Percebeu-se, também, que são empreendimentos em sua maioria dedicados à área da saúde e meio-ambiente, sendo que o modelo de negócio predominante foi o híbrido, que combina valor social e econômico. Quanto ao perfil sociodemográfico dos empreendedores sociais, sobressaiu o empreendedor do sexo masculino, jovem, com nível de escolaridade mais elevado e com titulação de especialista na área em que está atuando. Em geral, trata-se de negócios voltados para causas sociais e seus idealizadores possuem um senso aguçado para perceber os problemas instalados na sociedade, revelando o desejo de trazer uma resposta a esse meio social.

Palavras-chave: Negócio com Impacto Social, Empreendedorismo Social, População de Baixa Renda

ABSTRACT: The businesses with social impact are initiatives that aim at a generation of services and more advanced products to combat poverty, that is, in a broader way, they are an application that uses a marketing logic to deal with demands in the social environment. The ideates exports are socialized social entrepreneurs, since the focus of their work is to utilize private sector entrepreneurship expertise to generate social impact. This study had a great influence on the evolution of women and society in general. The theoretical framework presented as different views of the theme, since, for example, it deals with a recent one, there is still no consensus about its meaning. This is a qualitative and exploratory study, and the data were collected through three instruments: a documentary analysis, a questionnaire and in[1]depth interviews. The results obtained allowed to identify the characteristics of the business of social impact in Belo Horizonte, as well as the profile of social entrepreneurs. It was also noticed that they are mostly enterprises dedicated to health and environment, and the predominant business model was the hybrid, which combines social and economic value. As for the sociodemographic profile of social entrepreneurs, the young male entrepreneur with a higher education level and a specialist in the area in which he is working was the most outstanding. In general, these are business oriented to social causes and their idealizadores have a keen sense to perceive the problems installed in the society, revealing the desire to bring an answer to this social environment.

Keywords: Business with Social Impact, Social Entrepreneur, Low Income Population

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Maria Elizabeth Antunes Lima – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Docente

Prof.ª Dr.ª  Carolina Maria Mota Santos – Participante Externo

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