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EMPREENDEDORISMO CULTURAL E TEATRO DE GRUPO: analisando como os grupos de teatro de Belo Horizonte empreendem no campo cultural

|EMPREENDEDORISMO CULTURAL E TEATRO DE GRUPO: analisando como os grupos de teatro de Belo Horizonte empreendem no campo cultural

EMPREENDEDORISMO CULTURAL E TEATRO DE GRUPO: analisando como os grupos de teatro de Belo Horizonte empreendem no campo cultural

Título:  EMPREENDEDORISMO CULTURAL E TEATRO DE GRUPO: analisando como os grupos de teatro de Belo Horizonte empreendem no campo cultural

Autor:  Wellington Gonçalves de Castro

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/02/2021

RESUMO: Este estudo objetivou analisar como os grupos de teatro de Belo Horizonte empreendem no campo cultural, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo baseada no conceito de Bardin (2016). Metodologicamente, caracterizou-se como um estudo descritivo e interpretativo, de abordagem qualitativa, em que a entrevista em profundidade foi usada como método de pesquisa. Foi realizada revisão sistemática de literatura para constituição do referencial teórico. Concluiu-se que as formas que os empreendedores culturais dos grupos usam para se manter no mercado sofrem pequena variação, sendo que as mais recorrentes são de busca por fomento através de editais e seleções para patrocínio, autofinanciamento e realização de parcerias. Quanto ao comportamento empreendedor nos grupos de teatro, identificou-se pouca propensão a assuntos relacionados ao empreendedorismo, sendo que os empreendedores dos grupos de teatro, na maioria, são empreendedores mais por necessidade que por oportunidade. Concluiu-se também que os empreendedores culturais dos grupos de teatro não recebem formação voltada para o empreendedorismo ou gestão de carreiras nos cursos de formação profissional. Por fim, identificou-se que os maiores obstáculos enfrentados pelos empreendedores culturais estão relacionados ao acesso a recursos provenientes de concessões e patrocínios públicos de forma ampla e democrática.

Palavras-chave: Empreendedorismo Cultural. Teatro. Teatro de Grupo. Entrevista em Profundidade. Revisão Sistemática de Literatura.

ABSTRACT: This study aimed to analyze how theater groups in Belo Horizonte undertake in the cultural field, using the content analysis technique based on the concept of Bardin (2016). Methodologically, it was characterized as a descriptive and interpretive study, with a qualitative approach, in which the in-depth interview was used as a research method. A systematic literature review was carried out to establish the theoretical framework. It was concluded that the ways that the cultural entrepreneurs of the groups use to stay in the market suffer little variation, being that the most recurrent ones are of search for promotion through public notices and selections for sponsorship, self-financing and accomplishment of partnerships. As for entrepreneurial behavior in theater groups, there was little propensity for issues related to entrepreneurship, and theater group entrepreneurs, in the majority, are entrepreneurs more out of necessity than opportunity. It was also concluded that cultural entrepreneurs from theater groups do not receive training focused on entrepreneurship or career management in professional training courses. Finally, it was identified that the biggest obstacles faced by cultural entrepreneurs are related to access to resources from public concessions and sponsorships in a broad and democratic way.

Keywords: Cultural Entrepreneurship. Theater Group Theater. In-depth Interview. Systematic Literature Review.

 

RESUMEN: Este estudiotuvo como objetivo analizarcómolos grupos de teatro de Belo Horizonte se desenvuelvenenelámbito cultural, utilizando la técnica de análisis de contenidobasadaenel concepto de Bardin (2016). Metodológicamente, se caracterizó por ser unestudiodescriptivo e interpretativo, con enfoque cualitativo, enel que se utilizóla entrevista enprofundidad como método de investigación. Se realizó una revisión bibliográfica sistemática para establecerel marco teórico. Se concluyó que las formas que utilizanlosemprendedoresculturales de los grupos para mantenerseenel mercado sufrenpocavariación, siendo que las más recurrentesson de búsqueda de promoción a través de avisos públicos y selecciones de patrocinio, autofinanciamiento y realización de alianzas. Encuanto al comportamientoemprendedorenlos grupos de teatro, hubopocapropensión a temas relacionados conelemprendimiento, y losemprendedores de los grupos de teatro, ensumayoría, sonemprendedores más por necesidad que por oportunidad. También se concluyó que losemprendedoresculturales de los grupos de teatro no recibenformación enfocada enemprendimiento o gestión de carreraen cursos de formaciónprofesional. Finalmente, se identificó que losmayores obstáculos que enfrentanlosemprendedoresculturalesestán relacionados conelacceso a los recursos provenientes de concesiones públicas y patrocinios de manera amplia y democrática.

 

Palabras clave: Emprendimiento Cultural. Teatro.Teatro grupal. Entrevista enprofundidad. Revisión sistemática de la literatura.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia Inovação e Competitividade.

Problema de Pesquisa: “Como os grupos de teatro de Belo Horizonte empreendem no campo cultural?”

 

 Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Orientador

Prof.ª Dr.ª Luciana Alves Rodas Vera – Participante Externo

Prof. Dr. Victor Silva Corrêa – Participante Externo

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2021-05-24T15:30:55-03:0024.05.2021|Dissertação|