Português English

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: percepção de professores de escolas públicas de Minas Gerais

|EDUCAÇÃO FINANCEIRA: percepção de professores de escolas públicas de Minas Gerais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA: percepção de professores de escolas públicas de Minas Gerais

Autor:  Vanda Aparecida Oliveira Dalfior

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  19/05/2020

RESUMO: As mudanças econômicas e sociais que ocorreram nos últimos anos, levaram cada vez mais pessoas a terem acesso ao crédito, possibilitando fazer investimentos em bens de consumo de curto prazo. Cada vez mais, as famílias brasileiras se envolvem com mercado financeiro, mas, devido à falta de conhecimento financeiro, acabam por se endividarem. Esta pesquisa utilizou o estudo de Gilligan (2012) como base para analisar a educação financeira de professores de escolas públicas de Minas Gerais. A presente pesquisa teve como objetivo analisar e descrever os componentes do modelo conceitual apresentado por Gilligan (2012) acerca da educação financeira dos professores da educação básica de escolas públicas de Minas Gerais a partir dos constructos: Capital Social; Auto eficácia Percebida; Considerações de Consequências Futuras, e, Estresse financeiro. A pesquisa se caracterizou como descritiva, com método quantitativo, e utilizou como amostra um grupo de 47 professores que concluíram o Curso de Capacitação Financeira do ENEF para professores da Educação Básica (turma 2018), com 42 questionários respondidos e validados sobre seu comportamento financeiro, por meio de uma análise exploratória e análise do modelo de equações estruturais. Uma análise sociodemográfica foi realizada e os resultados apontaram que os homens apresentam melhores resultados nas questões relacionadas ao conhecimento financeiro do que as mulheres. As demais variáveis analisadas não influenciam a percepção ou conhecimento em finanças do grupo de professores pesquisados. Para validar o modelo utilizado foram apresentadas quatro hipóteses, com os resultados obtidos, a partir do Modelo de Equações Estruturais. As Hipóteses 1, 3 e 4 foram aceitas, podendo-se inferir que o capital social, expectativas de futuro e estresse financeiro influenciam a educação financeira dos Professores da Educação Básica de Minas Gerais. Por sua vez, a 2ª hipótese foi rejeitada, concluindo que a auto eficácia percebida sobre as finanças pessoais não influencia a educação financeira dos professores. Diante dos achados e, ainda, buscando validar o modelo proposto por Gilligan (2012), foi possível identificar que os itens correspondentes de cada constructo possuem relações diretas e significantes, explicando aproximadamente 52% das variáveis latentes. Desta forma, e, considerando as cargas fatoriais encontradas, foi possível validar o modelo proposto. Como limitações do estudo, há a necessidade de se expandir o presente estudo para os professores que fizeram o Curso de Capacitação Financeira do ENEF em outros estados. Pode-se considerar, ainda, a possibilidade de aplicação dos questionários para professores de escolas particulares e até estaduais ou municipais, que não tiveram oportunidade de fazer o Curso de Capacitação Financeira do ENEF.

Palavras-chaves: Educação Financeira. Professores. Modelo de Equações Estruturais.

ABSTRACT: The economic and social changes that have occurred in recent years, have led more and more people to have access to loan, favoring to make investments in short-term consumer goods. More and more Brazilian families get involved in the financial market, but due to the lack of financial knowledge, they end up getting into debt. This research used the study by Gilligan (2012) as a basis to analyze the financial education of public school teachers in Minas Gerais. This research aimed to analyze and describe the components of the conceptual model presented by Gilligan (2012) about the financial education of basic education teachers in public schools in Minas Gerais, from the following constructs: Social Capital; Perceived Self-efficacy; Considerations of Future Consequences, and Financial Stress. The research was characterized as descriptive, with quantitative method, and used as a sample a group of 47 teachers who completed the ENEF Financial Training Course for Basic Education teachers (class 2018), obtaining 42 questionnaires answered and validated about their financial behavior, through an exploratory analysis and analysis of the model of structural equations. A sociodemographic analysis was carried out and the results showed that men perform better than women on issues about financial knowledge. Other variables analyzed do not influence the perception or knowledge in finances of the group of teachers surveyed. To validate the model used, four hypotheses were presented, with the results obtained from the Structural Equations Model. Hypotheses 1, 3 and 4 were accepted, which may infer that social capital, future expectations and financial stress influence the financial education of Minas Gerais Basic Education Teachers. In turn, the 2nd. hypothesis was rejected, concluding that the perceived self-efficacy on personal finances does not influence the teachers’ financial education. In view of the findings and ongoing inquiry to validate the model proposed by Gilligan (2012), it was possible to identify that the corresponding items of each construct have direct and significant relationships, explaining approximately 52% of the latent variables. Thus, and considering the factorial loads found, it was possible to validate the proposed model. As limitations of the study, there is a need to expand the current study to teachers who took the Financial Training Course at ENEF in other states. One can also consider the possibility of applying questionnaires to teachers from private, and even state or municipal schools, who did not have the opportunity to take the Financial Training Course at ENEF.

Keywords: Financial Education. Teachers. Structural Equation Model.

RESUMEN: Los cambios económicos y sociales que se han producido en los últimos años han llevado cada vez más a las personas a tener acceso al crédito, lo que hace posible realizar inversiones en bienes de consumo a corto plazo. Cada vez más, familias brasileñas están involucradas con el mercado financiero, pero debido a la falta de conocimiento sobre el manejo de las finanzas, terminan endeuda. Esta investigación utilizó el estudio de Gilligan (2012) como base para analizar la educación financiera de los maestros de las escuelas públicas en Minas Gerais. Esta investigación tuvo como objetivo analizar y describir los componentes del modelo conceptual presentado por Gilligan (2012) sobre la educación financiera de los profesores de educación básica en las escuelas públicas de Minas Gerais, a partir de las construcciones: Capital social; Autoeficacia percibida; Consideraciones de las consecuencias futuras y el estrés financiero. La investigación se caracterizó como descriptiva, con un método cuantitativo y se utilizó como muestra un grupo de 47 maestros que completaron el Curso de capacitación financiera de ENEF para profesores de Educación Básica (clase 2018), obteniendo 42 cuestionarios respondidos y validados sobre su comportamiento financiero, a traves de un análisis exploratorio, análisis del modelo de ecuaciones estructurales. Se llevó a cabo un análisis sociodemográfico y los resultados mostraron que los hombres se desempeñan mejor en cuestiones relacionadas com el conocimiento financiero que las mujeres. Las otras variables analizadas no influyen em la percepción o el conocimiento em las finanzas del grupo de professores encuestados. Para validar el modelo utilizado se presentaron 4 hipótesis, com los resultados obtenidos del Modelo de Ecuaciones Estructurales. Se aceptaron hipótesis 1, 3 y 4, inferiendo que el capital social, las expectativas futuras y el estrés financiero influyen en la educación financiera de los profesores de educación básica en Minas Gerais. A su vez, la 2ª hipótesis fue rechazada, concluyendo que la autoeficacia percibida en las finanzas personales no influye en la educación financiera de los maestros. Em vista de los hallazgos y aún tratando de validar el modelo propuesto por Gilligan (2012), fue posible identificar que los elementos correspondientes de cada construcción tienen relaciones directas y significativas, explicando aproximadamente el 52% de las variables latentes. Por lo tanto y teniendo en cuenta las cargas factoriales encontradas, fue posible validar el modelo propuesto.  Como limitaciones del estudio, es necesario expandir el actual estudio a los maestros que han hecho un curso de capacitación financiera de ENEF en otros estados. También se puede considerar la posibilidad de aplicar los cuestionarios para maestros de escuelas privadas e incluso municipales, que no tuvieron la oportunidad de tomar el Curso de Capacitación Financiera en ENEF.

Palabras claves: Educación Financiera. Los Maestros. Modelo de Ecuaciones Estructurales.

 

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Orientador

Prof. Dr. José Edson Lara – Docente

Prof. Dr. Tarcísio Afonso – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO

2021-05-27T16:57:30-03:0027.06.2020|Dissertação|