Autor: TELMA MARIA LARA RABELO

Data da Defesa:  12/02/2014

RESUMO O presente trabalho teve o objetivo de identificar e avaliar os determinantes do intraempreendedorismo, individual e organizacional, presentes na Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), segundo a percepção de seus gestores e servidores. O referencial teórico pautou-se em características do comportamento empreendedor e características organizacionais do intraempreendedorismo, de modo geral, destacando-se as contribuições de McClelland (1987) e Hornsby, Kuratko e Zahra (2002), cujos modelos conceituais foram adotados para fins da pesquisa realizada. A pesquisa realizada adotou o estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram tratados e analisados conforme sua natureza (análise uni e bivariada e análise de conteúdo, respectivamente). A partir dos dados coletados na primeira fase da pesquisa, pode-se constatar que o perfil dos servidores pesquisados apresenta um nível mediano de desenvolvimento das características comportamentais empreendedoras. Semelhanças positivas foram identificadas entre os dados das duas fases da pesquisa no que diz respeito às principais características empreendedoras mais e menos desenvolvidas. Quanto aos determinantes organizacionais, a média geral dos fatores estruturais organizacionais do intraempreendedorismo, segundo a percepção dos gestores e servidores foi de 2,87. Uma proximidade com o nível médio de intraempreendedorismo, contudo, ainda não se pode qualificá-lo como tal. Apuraram-se semelhanças positivas entre os dados das duas fases da pesquisa no que se refere ao fator organizacional mais e menos desenvolvido na instituição. A análise comparativa entre os dados qualitativos e os quantitativos demonstra uma consonância entre a percepção dos entrevistados e a dos respondentes dos testes. Também foram identificadas tendências de correlações entre os determinantes individuais e organizacionais do intraempreendedorismo. No que diz respeito aos desafios da atuação intraempreendedora na UFJF, os entrevistados identificaram que a implantar um sistema de recompensas/reforços, gerir por competência e trabalhar o fator motivacional dos servidores deveriam ser os principais mecanismos utilizados para incentivar os funcionários a serem mais criativos, inovadores e proativos. Os entrevistados apresentaram questões políticas, burocracia e hierarquia, ausência de uma cultura intraempreendedora e rigidez estrutural e legal como as principais barreiras impostas ao desenvolvimento da iniciativa intraempreendedora na UFJF. A pesquisa avaliou o nível dos determinantes individuais e organizacionais, permitindo ações mais efetivas com o fim de estimular o intraempreendedorismo. Diante dos resultados do estudo, sugere-se a realização de outros estudos, na mesma instituição, considerando outras pró-reitorias e em outras instituições públicas, com o objetivo de se aprofundar no fenômeno intraempreendedorismo na instituição pública.

Palavras-chave: Intraempreendedorismo. Determinantes individuais. Determinantes organizacionais.

ABSTRACT The purpose of this paper was to identify and assess organizational and individual determinants of intra-entrepreneurship in the Rectory of Human Resources (PRORH) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), according to its administrators and personnel. The theoretical references were based upon the entrepreneur behavior and the organizational features of entrepreneurship, in general. There was a highlight on the contributions of McClelland (1987) and Hornsby, Kuratko & Zahra (2002), whose conceptual models were adopted for the research. It used the method of descriptive case study, with quantitative and qualitative approach. Data were dealt with and analyzed according to their nature (uni/bivaried analysis and content analysis, respectfully). From the data collected during the first phase, one could verify that the staff profile presents a medium level in the development of entrepreneurial behavior features. There were positive similarities that could be identified between data from both phases, in relation to the main entrepreneur features more and less developed. As for organizational determinants, the general average was 2.87, according to, which indicates closeness to the entrepreneurship medium level. However, it cannot be qualified as such. Also, the positive similarities between the two phases were searched in terms of the institution’s organizational factor more and less developed. Comparative analysis of qualitative and quantitative data shows a consonance between the individuals who were interviewed and the ones who answered the tests. Furthermore, tendencies for correlations between individual and organizational determinants were detected. As for the challenges of the intra[1]entrepreneurial action in UFJF, interviewees showed that at implanting a system for compensations/efforts, managing through competence and dealing with the staff’s motivational factor should be the main mechanisms towards encouraging staff to become more creative, innovative and pro-active. Interviewees indicated political issues, bureaucracy and hierarchy, lack of an intra- entrepreneurial and structural and legal rigidity, as imposed barriers for the development of intra- entrepreneurial action at UFJF. The research assessed the level of individual and organizational determinants, enabling more effective actions in order to stimulate intra[1]entrepreneurship. Given the results and the study limitations, a schedule was created for future research, aiming to going deeper into the issue of intra- entrepreneurship in the public institution.

KEYWORDS: Intra-entrepreneurship. Individual determinants. Organizational determinants.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª  Aleixina Maria Lopes Andaléio – Orientadora