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DETERMINANTES DA POLÍTICA DE  DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS DE EMPRESAS DO NOVO MERCADO NEGOCIADAS NA B3

|DETERMINANTES DA POLÍTICA DE  DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS DE EMPRESAS DO NOVO MERCADO NEGOCIADAS NA B3

DETERMINANTES DA POLÍTICA DE  DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS DE EMPRESAS DO NOVO MERCADO NEGOCIADAS NA B3

 Autor:  Diego Cioletti de Andrade

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  31/08/2020

RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar e analisar as variáveis determinantes da distribuição de dividendos das empresas do novo mercado listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). O referencial teórico trouxe discussão sobre questionamentos importantes, tais como a avaliação se o pagamento de dividendos são relevantes para o valor da empresa, a discussão a respeito da preferência dos investidores por empresas que pagam elevados dividendos, bem como a discussão a respeito da sinalização dos dividendos para o mercado. Tratou também da perspectiva do pagamento de dividendos ao se considerar a teoria da agência. Observou-se que é um tema bastante controverso, e que envolve decisões complexas. Essa pesquisa é do tipo descritivo, de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados nos relatórios e demonstrações financeiras das empresas do novo mercado que compõem a B3 através da economática®, dados secundários. O espaço temporal para a realização da pesquisa inicia-se em 2010 e finaliza em 2019 com 81 empresas. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se da análise de regressão com dados em painel seguida pelas regressões rigde e LASSO. Como principais resultados encontrou-se as seguintes variáveis significativas, INSTREC, ROE e PIB, as quais apresentaram relação negativa com o logaritmo de dividend yield, ou seja, um aumento nessas variáveis tendem a diminuir a variável dependente. Já as variáveis significativas: ROA, MKT e ESTDIV influenciam positivamente o logaritmo de dividend yield, o que implica dizer que um aumento nessas variáveis contribuem para um aumento no logaritmo do dividend yield.

Palavras-chave: Distribuição de dividendos, Fatores determinantes, Novo mercado.

ABSTRACT : The general objective of this research is to identify and analyze the variables that determine the distribution of dividends of companies in the new market listed on B3 The theoretical framework brought discussion about important questions, such as the assessment of whether the payment of dividends is relevant to the value of the company, the discussion about the preference of investors for companies that pay high dividends, as well as the discussion about the signaling of dividends to the market. It also addressed the prospect of paying dividends when considering agency theory. It was observed that it is a very controversial topic, and that it involves complex decisions. This research is descriptive, with a quantitative approach. The data were collected in the reports and financial statements of companies in the new market that make up B3 through economática®, secondary data. The time frame for conducting the research starts in 2010 and ends in 2019 with 81 companies.

To achieve the proposed objective, we used regression analysis with panel data followed by the regression rigde and LASSO. The main significant results were the following significant variables, INSTREC, ROE and ESTDIV, which showed a negative relationship with the logarithm dividend yield, that is, an increase in these variables tends to decrease the dependent variable. The significant variables: ROA, MKT and ESTDIV positively influence the logarithm dividend yield, which means that an increase in these variables contributes to an increase in the logarithm dividend yield.

Keywords: Dividend distribution, Determining factors, New market.

RESUMEN: El objetivo general de esta investigación es identificar y analizar las variables que determinan la distribución de dividendos de las empresas en el nuevo mercado que cotiza en B3. El marco teórico generó discusión sobre cuestiones importantes, como la valoración de si el pago de dividendos es relevante para el valor de la empresa, la discusión sobre la preferencia de los inversores por empresas que pagan altos dividendos, así como la discusión sobre la señalización de dividendos al mercado. También abordó la posibilidad de pagar dividendos al considerar la teoría de la agencia. Se observó que es un tema muy controvertido y que involucra decisiones complejas. Esta investigación es descriptiva, con un enfoque cuantitativo. Los datos fueron recogidos en los informes y estados financieros de las empresas del nuevo mercado que conforman B3 a través de economática®, datos secundarios. El plazo para realizar la investigación comienza en 2010 y finaliza en 2019 con 81 empresas.

Paralograr el objetivo propuesto se utilizó el análisis de regresión con datos de panel, seguido de las regresiones rigde y LASSO.. Los principales resultados significativos fueron las siguientes variables significativas, INSTREC, ROE y PIB, que mostraron una relación negativa con el logaritmo de la rentabilidad por dividendo, es decir, un aumento en estas variables tiende a disminuir la variable dependiente. Las variables significativas: ROA, MKT y ESTDIV influyen positivamente en el logaritmo de rentabilidad por dividendo, lo que significa que un aumento de estas variables contribuye a un aumento en el logaritmo de rentabilidad por dividendo.

Palabras clave: Distribución de dividendos, Factores determinantes, Nuevo mercado.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Hudson Fernandes Amaral – Orientador

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Docente

Prof.ª Dr.ª Laise Ferraz Correia – Participante Externo

Prof. Dr. Vagner Antônio Marques – Participante Externo

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2021-05-28T12:04:54-03:0028.09.2020|Dissertação|