Autor: ALEXSON MARCELINO PEREIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  10/08/2016

RESUMO Para que o Administrador de hoje apresente as competências demandadas pelo mercado, é necessário que ele tenha uma formação sólida e concisa, que vá ao encontro das necessidades reais das empresas. Neste sentido, é necessário que o curso de graduação permita o seu desenvolvimento pleno, perpassando por todas as competências e habilidades exigidas pelo instrumento normativo do curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), bem como as exigências do mercado. Para tanto, é necessário se pensar em práticas pedagógicas que colaborem com maior efetividade para esse desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi analisar a prática interdisciplinar denominada Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG) adotada por uma IES privada de Belo Horizonte como prática pedagógica e verificar qual a sua contribuição para a formação e o desenvolvimento de competências individuais dos seus alunos à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), tendo como objetivos específicos: a) Descrever a prática interdisciplinar adotada pela IES, denominada Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG), e analisar se tal prática é coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de Administração, no que diz respeito ao desenvolvimento das competências e habilidades definidas por esse instrumento; b) Verificar e analisar a percepção dos alunos em relação à contribuição das atividades desenvolvidas pelo TIG para o desenvolvimento de suas competências individuais; c) Verificar se a forma como o trabalho interdisciplinar é conduzido desenvolve competências profissionais nos alunos. A problemática a que se buscou responder após o estudo foi: “Qual é a relação entre a prática interdisciplinar e a formação de competências individuais?”. A metodologia empregada foi a pesquisa quantitativa quanto à abordagem, descritiva quanto aos fins e estudo de caso quanto aos meios. A amostra foi definida pelo método de amostragem não probabilística intencional, pelo fato de que foram selecionadas para representar as características típicas do universo pesquisado, neste caso, alunos matriculados a partir do 3º módulo do curso de Administração. Foram distribuídos quatrocentos questionários, dos quais 210 retornaram devidamente respondidos, representando um percentual de mais de 52% de respondentes. Os principais resultados obtidos levaram à conclusão de que a prática interdisciplinar adotada pela IES colabora com o desenvolvimento de competências individuais em seus alunos, contribuindo sobremaneira para a sua atuação profissional, já que os dados da pesquisa demonstram claramente essa relação. Foi percebida uma grande satisfação dos alunos em relação às atividades presenciais do TIG. O índice de aceitação ficou acima de 3 em uma escala de 1 a 5, sendo que 5 demonstra o grau máximo de satisfação. Pôde-se perceber que os alunos possuem maior afinidade com as questões relacionadas a adquirir maior conhecimento, percepção de níveis de qualidade e com as questões éticas que se relacionam com sua atuação profissional. Em relação às atividades autônomas, os alunos demonstraram maior satisfação com as atividades que os levam a desenvolver as competências necessárias para adquirirem maior determinação, aprender a aprender e saber se comportarem em um ambiente de mudança. Por fim, os alunos também demonstraram grande contentamento em relação ao modelo pedagógico do curso, apontando ter maior satisfação com a biblioteca.

Palavras-chave: Competência. Competência Individual. Competência Profissional. Interdisciplinaridade. Prática Pedagógica.

ABSTRACT For today’s administrator to present the skills demanded by the job market it is necessary that the professional has a solid and concise training that will meet the real needs of the companies. It is necessary to the graduation program allows its full development, bypassing all the skills and abilities required by the normative instrument, the DCN’s, as well as the requirements of the job market. To adapt this you need to think of pedagogical practices that support with greater effectiveness for the development. The aim of this study was to analyze the interdisciplinary practice (TIG[1]Interdisciplinary Graduate Work) adopted by a private Institution of Higher Education of Belo Horizonte as pedagogical practice and check what their contribution to the formation, and to analyze the development of individual skills of their students by the perspective of the DCN, with specific objectives: a) describe the interdisciplinary practice adopted by INSTITUTIONS of HIGHER EDUCATION called TIG[1]undergraduate interdisciplinary work and examine whether such practice is consistent with the National curriculum guidelines (DCN) for the Administration course, regarding the development of skills and abilities defined by that instrument. b) Check and analyze the students perception about the contribution of the activities developed by TIG to develop their individual skills. c) Check if the way the interdisciplinary work is conducted develops professional skills for those students. The problem that sought answer after the study was “what is the relationship between interdisciplinary practice and individual skills training?”. The methodology used was the quantitative research about the descriptive approach for the purposes and as a case study as to the means. The sample was defined by the method of non-probabilistic intentional sampling by the fact that the researcher selected intentionally people that represent the typical characteristics of the universe researched, in this case, students from the third module of the course. 400 questionnaires were distributed, of which 210 were returned well responded, representing a percentage of more than 52% people responded correctly the questionnaire. The main results obtained led to the conclusion that the interdisciplinary practice adopted by INSTITUTIONS of HIGHER EDUCATION contributes to the development of individual skills in their students, contributing greatly with their professional performance. Was noted satisfaction of students in face-to-face activities of TIG. The rate of acceptance was above 3 in 1 horizon to 5, with 5 demonstrates maximum degree of satisfaction. Could you realize that students have greater affinity with the issues related to the development of skills that lead them to acquire greater knowledge, perception of standards of quality and ethical issues that relate to their professional performance. In relation to autonomous activities students demonstrated greater satisfaction as to the activities that lead to develop the skills needed to acquire greater resolve, learning to learn and know how to behave in an environment of change. Finally, students also demonstrated great satisfaction in relation to the pedagogical model of course pointed out greater satisfaction with the library.

Keywords: Competence. Individual Competence. Professional Competence. Interdisciplinarity. Pedagogical Practice.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Antônio Luiz Marques– Orientador

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Docente

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva – Participante externo

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