Autor: EVALDO ZEFERINO RODRIGUES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  15/10/2013

RESUMO O método custeio baseado em atividade e tempo (Time-Driven Activity Based Costing) ou TDABC simplifica o processo de custeio, e permite que a alocação dos custos dos recursos seja feita por meio dos objetos de custos (pedidos, produtos e clientes). Este método é indicado, principalmente, para organizações que estão inseridas em um contexto de alta competitividade, de crescimento dos custos e de despesas indiretas e de diversificação de produtos e serviços. As instituições privadas de ensino superior (IES) estão inseridas nesse contexto, o que exige cada vez mais a modernização dos seus métodos para controlar os custos e auxiliar na tomada de decisões, de modo a garantir a permanência da organização no mercado altamente competitivo. O objetivo desta pesquisa foi a aplicação do método TDABC em uma IES do interior de Minas Gerais. A partir deste estudo de caso, constataram[1]se como resultados: (i) o método é aplicável em organizações de ensino; (ii) foi possível verificar os processos de negócio da IES, os processos operacionais principais e secundários de cada departamento; (iii) foram identificadas as atividades e tarefas realizadas em cada departamento que absorvem custos indiretos; (iv) precificação da taxa do custo de capacidade e a definição dos objetos a serem custeados. Porém, o método TDABC foi adaptado para a IES analisada nesta pesquisa, devido a algumas limitações decorrentes dos controles internos existentes na instituição, utilizando-se, assim, a situação possível e não a ideal. Um avanço deste estudo com o propósito de aplicar o TDABC de forma mais precisa permitirá mais informações, o que ajudará nas decisões gerenciais.

Palavras-chave: ABC. Custos. Custeio baseado em atividade e tempo. Métodos de custeio. TDABC.

ABSTRACT The method costing based on activity and time (Time-Driven Activity Based Costing) or TDABC simplifies the costing process, the cost allocation of resources is done through the cost objects (applications, products and customers). This method is indicated primarily for organizations that are embedded in a context of highly competitive, cost growth and overheads and diversification of products and services. The higher education institutions (HEIs) are inserted in this context, which increasingly requires the modernization of its methods to control costs and assist in decision making, to ensure the permanence of the organization in a highly competitive market. The aim of this study was the application of the method TDABC in a IES in Minas Gerais. From this case study, we confirmed as results: (i) the method is applicable in educational organizations; (ii) it was possible to verify the IES business processes, operational processes and side of each department, (iii) identified the activities and tasks undertaken in each department that absorb indirect costs, (iv) pricing of the rate the cost of capacity and the definition of the objects to be funded. However, the method TDABC was adapted to IES Analyzed in this research due to some limitations of existing internal controls resulted in the institution, using apossible situation and not an ideal one. A breakthrough study in order to apply the TDABC more accurately, allow more information which will help in management decisions.

Key words: ABC. Costs. Costing based on activity and time. Methods of costing. TDABC.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr.  Wendel Alex Castro Silva – Orientador

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Docente

Prof. Dr. Márcio Augusto Gonçalves – Participante externo

Baixar arquivo: EVALDO ZEFERINO RODRIGUES