Autor: VIVIANE BORGES MATOS
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 11/08/2016
RESUMO As organizações hospitalares são sistemas sociais constituídos por atividades padronizadas, executadas de forma interdependente, com estruturas, pessoas, tecnologias, processos, cultura e sistemas de comunicação próprios. A comunicação é a ferramenta responsável por coordenar e permitir o diálogo entre os vários subsistemas que compõem a organização. Compreender melhor a comunicação nas organizações de saúde foi a proposta desta dissertação. A comunicação interna, por sua capacidade de organizar os discursos, foi considerada o ponto central para o tema do trabalho. Desempenhar a comunicação em um ambiente tão diverso, construindo identificação entre os profissionais e o hospital, promovendo o engajamento das distintas equipes e facilitando o fluxo de informações, compreende um desafio para as instituições hospitalares. Considerando-se que a comunicação interna é importante para as organizações, este projeto teve como objetivo geral descrever e analisar o processo de comunicação interna em um hospital geral privado, localizado em Belo Horizonte, na percepção dos gestores e empregados. Na presente pesquisa pretendeu-se entender o fenômeno comunicação interna, no Hospital Felício Rocho, através de estudo descritivo qualitativo. Optou-se pelo método do estudo de caso cujos sujeitos foram os gestores e empregados do hospital. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas duas técnicas. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada e na segunda etapa foi utilizada a técnica de grupo focal. A análise de dados do projeto foi desenvolvida em função dos resultados alcançados nas pesquisas realizadas e com a revisão da literatura. Os dados foram analisados, por meio da análise categorial e a interpretação dos mesmos se deu pelo método análise de conteúdo, respaldada pelas observações in loco. A pesquisa revelou que, no Felício Rocho, os processos de comunicação interna se configuram obedecendo à hierarquia da instituição, com comunicação descendente e centralizadora. A comunicação informal existe na instituição, mas não interfere de forma negativa no processo. Recomenda-se para estudos futuros que se pesquise esse mesmo tema em outros hospitais privados, para que se possa aprofundar o tema.
Palavras-chave: comunicação interna – comunicação – ferramentas de comunicação – organização hospitalar – Hospital Felício Rocho.
ABSTRACT The hospital organizations are social systems consisting of fairly standard list of activities carried out so interdependent, structures, people, technology, processes, culture and systems of communication itself. Communication is the tool responsible for coordinating and allow the dialogue between the various subsystems that make up the organization. In order to better understand the communication in health care organizations was the proposal of this dissertation. In this sense, internal communication, by its ability to organize the speeches, was considered the central point for the theme of the work. Perform communication in an environment so diverse, building identification between the professionals and the hospital, promoting the engagement of the different teams and facilitating the flow of information comprises a challenge for the hospital institutions. Considering that the internal communication is important for organizations, this project had as general objective to describe and analyse the process of internal communication in a general hospital, private, located in Belo Horizonte, in the perception of managers and employees. In the present research, we intended to understand the phenomenon, internal communication, Hospital Felício Rocho through qualitative descriptive study. We choose the method of case study where the subjects were managers and employees of the hospital. For the development of the research, two techniques were used. In the first step, the technique of semi-structured interviews was used and in the second step the technique of focal group. The data analysis of the project was developed on the basis of results achieved in research conducted by and with the review of the literature. The data were analyzed by means of categorical analysis and the interpretation of them happened by the method of content analysis, backed by observations on the spot. The survey revealed that in the Felício Rocho, the internal communication processes are characterized by obeying the hierarchy of the institution with communication descending and centering. Informal communication exists at the institution, but does not interfere negatively in the process. It is recommended for future studies that search for this same topic in other private hospitals to be able to deepen the theme.
Keywords: internal communication – communication – communication tools – organization-hospital – Hospital Felício Rocho.
Linha de Pesquisa: Estratégia, Gestão da Inovação e Desempenho
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora
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