Autor: RENATA DIAS BOTELHO
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 13/08/2009
RESUMO As organizaÁıes atualmente tÍm passado por constantes transformaÁıes, uma vez que o ambiente impıe novos caminhos e, consequentemente, novas estratÈgias de atuaÁ„o. Nesse cen·rio, ressaltem-se as instituiÁıes p˙blicas, nas quais seus serviÁos s„o destinados ‡ satisfaÁ„o da coletividade e necessitam alÈm de superar o conservadorismo e a burocracia, adequar-se aos novos pressupostos demandados pelo ambiente. Nesse sentido, o comprometimento organizacional È habitualmente considerado como um fator-chave do desempenho organizacional, levando as instituiÁıes a se voltarem para a compreens„o das vari·veis que permeiam o envolvimento do indivÌduo com a organizaÁ„o a que pertence, procurando, ainda, fortalecer os vÌnculos desse envolvimento. Visando oferecer sua contribuiÁ„o ‡ discuss„o do assunto, este trabalho foi realizado no Tribunal de JustiÁa do Estado de Minas Gerais (TJMG), apÛs um perÌodo de mudanÁas com demiss„o em massa e substituiÁ„o do quadro funcional. Este estudo pode ser caracterizado como de campo, descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa. Como tÈcnicas de coleta de dados foram utilizados: levantamento documental (dados secund·rios que foram analisados por meio de an·lise documental), question·rios (dados prim·rios obtidos e tabulados estatisticamente, de forma uni e bivariada) e entrevistas (dados prim·rios analisados por meio das tÈcnicas de an·lise de conte˙do e tem·tica). ApÛs o estudo dos dados obtidos, percebeu-se fragilidade no que tange ao comprometimento dos servidores abordados, os quais se pautam substancialmente na sua estabilidade. A maioria dos testes realizados indicaram correlaÁıes com dimensıes do comprometimento normativo e calculativo, ora positivas, ora negativas. A triangulaÁ„o entre-mÈtodos permitiu aprofundar e, por outro lado, atÈ mesmo expor contradiÁıes por meio da comparaÁ„o entre os dados obtidos por meio dos question·rios e aqueles provenientes das entrevistas. Ao final, diante das limitaÁıes do presente estudo, diversas sugestıes para pesquisas futuras foram listadas.
Palavras-chave: Comprometimento, comprometimento organizacional, serviÁo p˙blico, mudanÁas, demissıes
ABSTRACT The currently organizations have been passing through constantly changing due to circunstances and new courses demanded by the environment and, consequently, new acting strategies. Among those organizations, public institutions stand out, since their services are provided to the community satisfaction and it is necessary not only overcome peopleís innate conservatism and bureaucracy, but also to get used to the new purposes the environment requests. Thus, the organizational commitments are usually considered as being the deciding factors in the organizational perfomance dutties, that drive the public institutions get into a way to understand the variables that are present in the relationship between every single person with the organization one belongs to, trying to strenghen the bonds. Aiming to offer a contribution to this subject under discussion, this work took place in the TRIBUNAL DE JUSTI«A DE MINAS GERAIS (JUSTICE COURT OF MINAS GERAIS ñ BRAZIL) after a period of many changes in their organization, such as lay-offs and new hireling. It can be considered a field-work, descriptive, and with a qualitative and quantitative nature. Making it through with the collection of reliable data, were used: a sourvey of documentation (secondary data which were analysed using careful examination of documents), questionaries (primary data obtained and arranged statistically, in a single and double varied shape), and interviews (primary data which were analysed using techiniques to examine the content and thematic consistency). After the study of the acquired data, a fragility concerning the civil servants emplyoees was detected, that substantially direct themselves towards what they consider of great importance ñ their stability. Most of the applied tests indicate correlation between normative commitment dimensions and calculable commitment dimensions, either positive and negative dimensions. The three different methods used ñ the sourvey of documentation, questionaries and interviews – allowed a deep study and, on the other hand, even expose the contradictions, using the comparison between the data acquired by the questionaries and the data acquired by the interviews. In the end, before the limitations of this present study, many suggestions for a future research were listed.
Key-words: commitment, organizational commitment, public service, changes, lay- offs
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva – Orientadora
Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Docente
Prof. Dr. Anderson de Souza Sant’ana – Participante externo
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