Mestrando(a): CARLOS RODRIGUES NOVAES

Orientador(a): Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Este estudo tem como principal objetivo identificar e analisar como se configura o comprometimento organizacional dos servidores que atuam no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Prefeitura Municipal de Nova Lima. A base teórica do estudo se amparou em Medeiros (2003) referente ao comprometimento organizacional. Em termos metodológicos, quanto à abordagem adotou-se um enfoque quantitativo de natureza descritiva. Quanto aos fins, optou-se por um estudo de caso. Como sujeitos de pesquisa, foram pesquisados todos os 26 servidores públicos que atuam no SESMT. Quanto ao instrumento de coleta de dados, utilizou-se a escala EBACO, que visa demonstrar a multidimensionalidade do comprometimento, por meio dos estudos das bases: afetiva, obrigação em permanecer, obrigação pelo desempenho, afiliativa, falta de recompensa e oportunidade, linha consistente de atividade e escassez de alternativa. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), para os cálculos estatísticos e o software Microsoft Excel, para a formatação e apresentação das tabelas e dos gráficos. Em relação aos resultados constatou-se que a maior parte dos servidores do SESMT é constituída de mulheres, com predominância da faixa etária inferior a 45 anos, escolaridade de nível superior com título de especialização, com tempo de trabalho inferior a cinco anos e que nunca pensaram em pedir exoneração de seu cargo público. Em referência a análise dos testes de normalidade aplicados para os dados não paramétricos utilizou-se os testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, para os dados paramétricos utilizou-se os testes T-student e Anova para amostras independentes. Em menção dos resultados globais, das bases do comprometimento estudadas obteve-se os seguintes resultados: obrigação pelo desempenho e escassez de alternativa – alto comprometimento; afetiva – comprometimento abaixo da média, afiliativa e obrigação em permanecer –   baixo comprometimento; falta de recompensas e oportunidades e linha consistente – comprometimento acima da média.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Mário Teixeira Reis Neto

FUMEC
Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES.

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: CARLOS RODIGUES NOVAES