Mestrando(a): ADRIANA GONÇALVES MENEZES

Orientador(a): Profª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

 A demanda por doação de sangue tem aumentado exponencialmente em comparação com a volubilidade da oferta de doadores, inclusive no Brasil. O Governo Federal tem como meta aumentar para 3% até 2014 os atuais 2% da população que tem o hábito de doar. A Organização Mundial de Saúde preconiza o percentual de 3% a 5% como meta ideal. Esta pesquisa teve por objetivo geral identificar fatores relacionados à adesão à doação de sangue por doadores regulares e potenciais. Para responder a este objetivo foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e analisar fatores que motivam o início do processo de doação de sangue; b) identificar e analisar aspectos que motivam continuidade do processo de doação; c) identificar e analisar fatores que se relacionam a motivos para “não doar sangue”; e d) analisar o papel das campanhas publicitárias como motivadoras do processo de doação de sangue. O arranjo metodológico da pesquisa se orientou pelas abordagens qualitativa e quantitativa, com apoio em um estudo de campo. Utilizou-se método de triangulação entre as abordagens qualitativa e quantitativa. A parte qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, constituídas de 16 questões, aplicadas a 15 sujeitos, residentes no estado de Minas Gerais, com idades entre 18 e 60 anos. Para a etapa quantitativa, foi desenvolvida uma survey para coletar os dados de forma on line e por meio de questionários autopreenchidos. Dos 549 questionários aplicados, constituídos de 84 questões, sendo 37 do tipo likert, resultou uma amostra válida de 421 respondentes, residentes no estado de Minas Gerais. As entrevistas foram submetidas a análise temática no contexto da análise de conteúdo de Bardin (2006). A análise temática se pautou na leitura e exploração do material das entrevistas, com base nas seguintes categorias: experiência em doação, sentimento na doação, campanhas de doação, transfusão de sangue e incentivo à doação. Os dados dos questionários foram analisados por meio técnicas de estatística descritiva e análise fatorial. A análise fatorial se pautou nos seguintes construtos: grupo de referência, motivação, campanha/captação, informação, responsabilidade social, acessibilidade, experiência em transfusão, triagem, atitude e medo. Os resultados da análise qualitativa permitiram constatar que, em geral, as doações de sangue envolvem fatores motivacionais intrínsecos, como, receio de precisar no futuro. Ainda, as campanhas atualmente veiculadas sobre o assunto podem alcançar maior êxito se estiverem relacionadas ao cotidiano das pessoas, o que permite inferir que elas possam se beneficiar das técnicas de marketing social, no processo tanto de captação quanto de fidelização de doares de sangue aptos. Quanto aos resultados da análise quantitativa identificou-se que do total da amostra de 421 entrevistados162 já doaram sangue. Destes, 77 continuaram, sendo 39 entrevistados considerados como doador de sangue regular, que, de acordo a classificação do Ministério da Saúde, enquadram-se na categoria de “doador de repetição”. Quanto aos 85 entrevistados que pararam de doar, 41,2% alegaram motivos relacionados a doença ou problema de saúde. Das 37 variáveis utilizadas para tratar os dados das questões de escala likert, foram extraídas 16 variáveis, das quais foram extraídos três fatores que as representam, designados como: fator 1, “Motivação”; fator 2,“Grupo de referência”; e fator 3, “Atitude”. O primeiro fator corresponde às variáveis que representam os aspectos motivacionais que levam os indivíduos a doarem sangue. As pessoas se sentem motivadas a doar pelos sentimentos de cidadania, responsabilidade social, solidariedade e bem-estar pessoal e social. Campanhas com informações mais claras sobre doação de sangue se configuram como outro fator motivacional significativo. O segundo fator concentra variáveis que indicam que as pessoas gostam de ser reconhecidas socialmente como doadoras de sangue. Este reconhecimento provoca nelas sentimentos de responsabilidade social e de ajuda ao próximo. Este fator demonstra também que os indivíduos doam por influência de pessoas a quem respeitam e admiram. O terceiro fator se refere às variáveis que denotam a preponderância da atitude para se efetivar o ato da doação. O indivíduo que doa sangue tem um sentimento favorável a este ato e o considera como benéfico para quem doa e dever de todo cidadão. A pesquisa apresentou como limitações o escopo geográfico circunscrito ao estado de Minas Gerais e o caráter transversal da amostra. Identificou-se a oportunidade de aprofundar os estudos com base nos modelos de processo decisório da teoria do comportamento do consumidor associado à aplicação de técnicas de marketing social que venham a contribuir para as organizações públicas encontrarem soluções que potencializem o processo de captação de cidadãos que têm condições de se tornarem doadores regulares.

 BANCA EXAMINADORA:

Profª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Cláudio Paixão Anastácio de Paula

UFMG
Linha de Pesquisa: TECNOLOGIAS DE GESTÃO E COMPETITIVIDADE

 Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: Adriana Gonçalves Menezes