Mestrando(a): TONY MOREIRA DOS SANTOS

Orientador(a): MAURO CALIXTA TAVARES

Fundamentado nos conceitos do comportamento do consumidor, este estudo procurou conhecer mais o consumidor, especificamente no que tange à preferência por uma das marcas de guaranás: – Antarctica, Kuat ou Del Rey. O conhecimento permeou a identificação de como a preferência da marca encontra-se sob a influência dos atributos intrínsecos sabor, cor, gaseificação e doçura, e dos atributos extrínsecos tamanho da embalagem e preço. Formulou-se como problema de pesquisa: Como os atributos intrínsecos e extrínsecos influenciam a preferência dos consumidores entre as três principais marcas de guaranás? Definiu-se como objetivo principal identificar e descrever como os atributos mencionados influenciam a preferência dos consumidores pesquisados. Foi desenvolvida uma entrevista com um gestor de marketing de uma indústria de bebidas, visando identificar os atributos trabalhados pelos fabricantes de guaraná. Com base no referido levantamento, criou-se um questionário contendo dez perguntas fechadas, com base na a escala de diferencial semântico, para que fosse possível a ponderação da intensidade dos atributos na preferência de uma das três principais marcas de guaranás em Belo Horizonte. O estudo foi sustentado no referencial teórico: comportamento do consumidor, processo de compra, percepção do produto, atributos do produto e marca. A metodologia utilizada contemplou uma abordagem quantitativa do tipo exploratória, fundamentada em uma pesquisa bibliográfica e na aplicações de questionários. A amostra foi constituída por 102 universitários do curso de Administração de Empresas, na faixa etária entre 18 e acima de 26 anos, de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte- MG. A marca não foi mencionada. Após a análise estatística dos dados, pôde-se quantificar que os pesquisados optaram por um dado atributo intrínseco e outro extrínseco e ponderaram a sua respectiva intensidade. Após a inserção da marca de um dos três guaranás, a avaliação e a ponderação ficaram caracterizadas pelas influências das empresas deste tipo de refrigerante. Ou seja, os atributos intrínsecos e extrínsecos tornam-se fruto do posicionamento das marcas no mercado.

Orientador(a): MAURO CALIXTA TAVARES

Professores Drs. da Banca:

 

Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares
ORIENTADOR
Faculdade Novos Horizontes
Profª Drª Talita Ribeiro da Luz
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. Tarcisio Afonso
Faculdades Pedro Leopoldo

Mestrando(a): TONY MOREIRA DOS SANTOS

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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