Autor: CINTIA RABELO ALVES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/06/2011

RESUMO O presente estudo teve como objetivo geral analisar o comportamento de compra dos alunos de bacharelado em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, como consumidores de compra online em relação a compra tradicional e possível comportamento compulsivo. Os objetivos específicos foram: identificar o comportamento de compra tradicional versus comportamento de compra online; relacionar os principais comportamentos de compra compulsiva com as características indicadas pelos principais autores relacionados ao tema, apontar e analisar quais as diferenças de comportamento tradicional e online dos alunos e analisar a correlação da compulsão em compras com o comportamento de compra tradicional versus comportamento de compras online. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, utilizou-se um questionário estruturado para o levantamento de dados, o qual foi aplicado a 191 estudantes da Instituição. O instrumento de coleta de dados foi baseado em pesquisa e escala validada por Faber e O’Guinn (1992) e Valence, d’Astous e Fortier (1988), apresentados no trabalho de Cole e Sherrel (1995). O tratamento dos dados foi feito por meio de análise estatística da frequência dos comportamentos de compra, pelos testes t, de Kolmogorov-Smirnov e correlação. Os principais resultados são: os estudantes participantes da pesquisa têm mais propensão a poupar nas duas formas de compra consideradas, não apresentaram tendência a comportamento compulsivo e impulsivo em compras e preferem comprar pelo meio tradicional em relação ao online. O estudo não pode ser estendido a demais populações. Como sugestões de pesquisas futuras tem-se: ampliação e aprofundamento de estudos referentes à compulsão em compras, e reaplicação da pesquisa com outro tipo de público que tenha renda (não somente estudantes) com as alterações propostas no questionário.

Palavras-chave: Comércio Eletrônico. Comportamento do Consumidor. Compra Compulsiva.

ABSTRACT This study aimed to analyze the purchasing behavior of the students of Bachelor in Administration from the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais as consumers of online shopping compared to traditional shopping and possible compulsive behavior. The specific objectives were to identify the traditional buying behavior versus online buying behavior, relating the main compulsive buying with the characteristics indicated by the main authors related to the topic, point out and analyze the differences in traditional and online behavior of students and analyze the correlation of the compulsive shopping with traditional shopping behavior versus the online shopping behavior. The method employed was a descriptive research of a quantitative nature, using a structured questionnaire for data collection, which was applied to 191 students of the institution. The instrument of data collection was based on research and validated scale by Faber and O’Guinn (1992) and Valence, d’Astous and Fortier (1988) presented in the Cole and Sherrel (1995) work. The data processing was done through statistical analysis of the frequency of buying behaviors, by t test, Kolmogorov-Smirnov test and correlation. The main results are: the research participants students are more likely to save in both forms of purchase consideration, showed no tendency to impulsive behavior and compulsive shopping and prefer to buy by traditional means in relation to online. The study can not be extended to other populations. As suggestions for future research, can be quoted: widening and deepening of studies, concerning the compulsion to shop and replication of research with other public that has income (not just students), with the amendments proposed in the questionnaire.

Keywords: Electronic Commerce. Consumer behavior. Compulsive Buying.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª . Cristiana Fernandes De Muylder  – Orientadora

Prof. Dr. Sidney Lino de Oliveira– Docente

Prof. Dr. Alexandre Teixeira Dias – Participante externo

Baixar arquivo: DISSERTAÇÃO CINTIA RABELO ALVES