Mestrando(a): FÁBIO CANTUÁRIA RIBEIRO

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Este estudo teve como objetivo geral descrever e analisar as competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho, segundo a percepção dos egressos dos cursos de Administração de faculdades da região de Janaúba/MG formados no período de 2009 e 2010 e dos gestores das organizações em que esses egressos estão inseridos. O referencial teórico foi divido em três temáticas principais, a primeira sobre competências, concepções sobre competências, evolução do debate sobre competências. A seguir, tratou-se das competências em relação à competitividade, abordaram-se os temas competências e empregabilidade, diferenças entre qualificação e competências. Por fim, abordaram-se as competências do administrador, compreendendo a gestão de pessoas por competências, os atributos do perfil do administrador e as competências nas Diretrizes Curriculares Nacionais para administradores. Metodologicamente, esta pesquisa optou pelo tipo descritivo com abordagem qualitativa. Neste estudo de caso, a unidade de análise foram os egressos e os gestores empregadores destes das faculdades de administração de Janaúba/MG. As técnicas utilizadas para a obtenção dos dados foram: levantamento documental nas organizações para verificar os documentos e as diretrizes necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos, entrevistas semiestruturadas com os egressos que estão atuando no mercado de trabalho e com os gestores das organizações em que esses egressos estão inseridos. A análise dos dados foi realizada pela análise de conteúdo por meio dos dados obtidos na pesquisa de campo. No que concerne ao grupo de administradores, percebe-se uma predominância masculina, com uma faixa etária de até 25 anos, e tempo de trabalho entre um e cinco anos, sendo que a maioria ocupa funções de níveis operacionais. A partir dos dados da pesquisa, percebe-se que, para os administradores, não existe uma ligação direta entre os conteúdos estudados na academia e suas respectivas funções nas organizações, corroborando a visão do grupo que pertence ao nível operacional, isso ocorrendo principalmente para os administradores que estão inseridos em organizações que não têm gestores com nível superior. Do outro lado, quando os gestores possuem o nível superior, os administradores conseguem observar as competências necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos, que agregam valor à organização. Conforme Dutra (2009) quando há competência, ocorre uma entrega que de muito servirá para expandir o valor econômico da empresa, a experiência da indivíduo e do meio em que vive. Os graduados têm capacidade mais crítica e reflexiva a respeito de questões mais abrangentes e estes participam ativamente da criação das diretrizes gerais da organização, tomando decisões de cunho mais diretivo, enquanto as outras decisões são apenas de cunho operacional.

Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Talita Ribeiro da Luz (Faculdade Novos Horizontes)

Profª Drª Kely César Martins de Paiva (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos (Faculdade Pedro Leopoldo)

Mestrando(a): FÁBIO CANTUÁRIA RIBEIRO

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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