Autor: ROGÉRIO SANTOS BRANT
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 31/07/2012
RESUMO Diante das diferenciadas demandas a que os gestores estão submetidos, das peculiaridades do setor de tecnologia de informação (TI) e das dificuldades em torno da formação, do desenvolvimento e da externalização das suas competências profissionais, este estudo teve como objetivo descrever e analisar como se encontram configuradas as competências gerenciais de gestores da área de TI em organizações situadas no Triângulo Mineiro, na ótica deles próprios, segundo modelo de Quinn et al. (2003). O referencial teórico tratou das noções teóricas de competência, competências profissionais e competências gerenciais e aprofundou no modelo analítico adotado, além de descrever características presentes no profissional e no gestor de TI. Foi realizada uma pesquisa em diversas empresas privadas localizadas na região do Triângulo Mineiro, de caráter descritivo, com abordagens quantitativa e qualitativa, apresentando, assim, uma triangulação entre métodos. Os dados foram coletados por meio de questionários, respondidos por 27 gestores de TI, compostos por dados sociodemográficos, escala de competências gerenciais e perguntas abertas. Para analisar tais dados, foram necessárias a tabulação estatística e a análise de conteúdo. Chamou atenção o fato de que os gestores de TI, na sua ótica, apontaram médias de performance real acima do que eles consideram ser exigido pelas empresas onde trabalham. Finalizando, apresentaram-se as limitações da pesquisa e as sugestões para investigações futuras.
Palavras-chave: Competências profissionais. Competências gerenciais. Gerentes. Tecnologia de Informação.
ABSTRACT Given the differentiated demands that managers are submitted, the peculiarities of the sector of information technology (IT) and the difficulties surrounding the training, development and outsourcing of their professional competences, this study aimed to describe and analyze how managerial competences are configured in managers of IT in organizations located in Triangulo Mineiro, in the view of themselves, according model of Quinn et al. (2003). The theoretical dealt with competence and professional competences, managerial competences and deepened the analytical model adopted, and describe presented characteristics in IT professional and manager. A descriptive research was carried out in several private companies located in the Triangulo Mineiro region, with quantitative and qualitative approaches, thus presenting a triangulation between methods. Data were collected through questionnaires answered by 27 managers, consisting of socio-demographic data, scale of managerial competencies and open questions; to analyze such data were needed statistical tabulation and content analysis. The fact that IT managers showed averages of actual performance above they consider to be required by the companies where they work, in their optics, called attention. Finally, the limitations of the research and suggestions for future research were showed up.
Keywords: Professional competences. Managerial competences. Managers. Information technology.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva– Orientadora
Prof.ª Dr.ª Aleixina Maria Lopes Andalécio – Docente
Prof. Dr. José Ricardo Costa de Mendonça – Participante externo
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