Autor: SHEILA DIAS AVELAR

Data da Defesa:  30/04/2013

RESUMO Nos últimos anos, o tema competência, seu desenvolvimento e sua gestão entraram para a pauta das discussões acadêmicas e empresariais, associados a diferentes instâncias de compreensão, tendo o mercado exigido novas competências, habilidades e atitudes ao indivíduo, devido ao avanço tecnológico e à globalização da economia. Considerando esse cenário e a exigência de novas competências, faz[1]se necessário mapear e refletir: quais seriam as competências profissionais adequadas ao ambiente do docente de ensino superior? A pesquisa objetivou descrever e analisar as competências do docente de graduação de Ciências Contábeis na percepção de discentes e docentes de duas instituições particulares de ensino superior de Belo Horizonte. Neste estudo, procurou-se investigar as competências do professor de graduação de Ciências Contábeis, descrever e analisar essas competências e comparar os resultados entre os grupos investigados, identificando os traços comuns e díspares utilizando o modelo de Fleury e Fleury (2004) adaptado para a área educacional do ensino superior de contabilidade. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa foi de natureza descritiva, com abordagem qualitativa sendo utilizados dois estudos de caso. Foi desenvolvido um estudo empírico com 16 alunos, sendo estes do sexto, sétimo e oitavo períodos e 14 professores do Curso de Ciências Contábeis, por meio de entrevista semiestruturada. Além desses 14 docentes julgou-se interessante ouvir a opinião de mais três docentes, sendo dois professores e doutores renomados da área contábil e um professor e presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais. Ressalta-se que o total de entrevistas foi delimitado pela saturação de informações (BAUER; AART, 2002). Os resultados apontaram que o docente do curso superior de Contabilidade deverá ser dotado, além de conhecimentos técnicos e de prática na área de sua especialidade, também de competência de pesquisa de modo a contribuir para novos conhecimentos, sendo essencial que invista em competência pedagógica, metodológica e competência social para o aprimoramento de suas aulas, a fim de incentivar o aluno a acionar os recursos aprendidos em diferentes situações vivenciadas. Para o desenvolvimento dessas competências será necessário que a IES e órgãos interessados pelo desenvolvimento da educação trabalhe em parceria com esse profissional.

Palavras-chave: Competência. Habilidade.IES. Docente. Discente.

ABSTRACT In recent years, the subject competence, its development and its management came to the agenda for discussion and academic enterprise, associated with different levels of understanding, and the market demanded new skills, abilities and attitudes to the individual, due to technological advancement and globalization economy. Given this scenario and the demand for new skills, it is necessary to map and reflect: what are the skills appropriate to teaching environment of higher education? The research aimed to describe and analyze the skills of teaching undergraduate Accounting in the perception of students and teachers in two private institutions of higher education in Belo Horizonte. This study aimed to investigate the teacher’s competencies graduate of Accounting, describe and analyze these competencies and compare the results between the groups investigated, identifying its common and disparate using the model of Fleury and Fleury (2004) adapted for educational field of higher education accounting. The methodology developed in this research was a descriptive, qualitative approach being used two case studies. We developed an empirical study with 16 students, these being the sixth, seventh and eighth periods and 14 teachers of Accounting Course, through semi-structured interviews. In addition to these 14 teachers was deemed interesting to hear the opinion of three teachers, two renowned professors and doctors of the accounting department and a professor and chairman of the Regional Accounting Council of Minas Gerais. It is noteworthy that the total of interviews was limited by the saturation of information (BAUER, AART, 2002). The results showed that the teacher’s degree in Accounting shall be provided in addition to technical knowledge and practice in the area of their specialty, also of competence research in order to contribute to new knowledge, it is essential to invest in teacher competence, methodological and social skills for the betterment of their classes in order to encourage the student to engage the resources learned in different situations experienced. For the development of these skills will be necessary for heis and agencies interested in the development of education work in partnership with these professionals.

Keywords: Competence. Ability. IES. Lecturer. Student.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz – Orientadora