Mestrando(a): ALEXANDRE HERCULANO DO VALE

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Este estudo tem como objetivo identificar as possíveis vantagens obtidas pelo fabricante ao adotar o formato distribuidor mercearil no canal de marketing. Para alcançar o objetivo, realizou-se estudo de caso comparativo em três empresas dos segmentos de confeitos, hidratantes corporais e utilidades domésticas. Foram entrevistados os respectivos responsáveis pela área comercial, na região metropolitana de Belo Horizonte. Como instrumento de coleta de dados, realizou-se entrevista em profundidade. Utilizou-se o conteúdo das entrevistas para a análise dos dados. Na visão dos entrevistados as práticas comerciais, promovidas pelo formato distribuidor mercearil, proporcionam vantagens quanto à troca de informação, negociação, investimento no pequeno varejo e suporte ao cliente. Potencialização das estratégias de marketing relativas à preço, promoção e produto e construção de relacionamentos mais colaborativos, pautados na transparência e comprometimento, são outras vantagens que o formato distribuidor proporciona às indústrias. Isso indica que o formato distribuidor mercearil pode gerar valor no canal de marketing. Mas, dado o caráter qualitativo desse estudo, os resultados não podem ser generalizados. Dessa forma, sugere-se que novos estudos sejam realizados contemplando ?canais de marketing? e ?formatos atacadistas?.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Éster Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Cristiana Fernandes de Muylder. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares. Convidado 2 (Faculdades Integradas Pedro Leopoldo)

Mestrando(a): ALEXANDRE HERCULANO DO VALE

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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