Autor: JOSE JARBAS RAMOS FILHO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  24/11/2011

RESUMO Na atualidade, a profissionalização da gestão tem-se mostrado como algo essencial ao pleno desenvolvimento organizacional em detrimento das novas demandas apresentadas às instituições. A educação superior, antes apresentada como um grande nicho para os investidores, no momento atual não deixa de ser oportunidade, mas apenas para investidores que desenvolveram um trabalho pautado por uma gestão profissional, vislumbrando o retorno do investimento, sem perder de vista o compromisso com uma educação verdadeiramente superior. Neste contexto, este estudo parte da seguinte questão: Os indicadores de desempenho da IES pesquisada foram atingidos no triênio 2007 – 2009, na perspectiva da administração, do corpo docente e do corpo discente? Como objetivos a serem alcançados têm-se: “Aferir se os indicadores de desempenho propostos pelo planejamento estratégico foram atingidos pela IES no triênio 2007-2009”; e “Avaliar a percepção do planejamento estratégico pelos docentes, funcionários e discentes. Para a consecução destes objetivos, apóia-se em um modelo orientado para a profissionalização da gestão, pautado em indicadores de desempenho e fundamentado na análise do balanced scorecard (BSC). Busca-se depreender das estratégias da IES os desdobramentos das ações que contemplam a sua visão organizacional. Com base na metodologia de estudo de caso, analisou-se a real situação da instituição, mediante a aplicação de questionários, à luz do BSC, possibilitando maior alinhamento entre os objetivos da IES com o seu planejamento estratégico. O resultado obtido considerou que o planejamento estratégico não conhecido por todos os integrantes da IES pesquisada, sendo que para os professores o percentual que define a existência de uma cultura estratégica na instituição é elevado. Contudo, para os funcionários há uma completa ausência de cultura estratégica na IES, não conhecendo de forma clara as orientações da organização. O estudo concluiu que a IES pesquisada precisa, em caráter de urgência, esclarecer seu planejamento estratégico e divulgá-lo a todos os seus participantes no processo, em especial os funcionários e alunos. No caso dos professores, por maior que seja o conhecimento do planejamento estratégico, ainda deixa a desejar, o que torna ainda mais premente promover uma intervenção para aproximar o planejamento dos partícipes do processo. Apresentar resultados

Palavras-chave: Administração. Instituição de Ensino Superior. Indicadores de desempenho. Planejamento Estratégico. Balanced Scorecard.

ABSTRACT The professionalization of the management has been shown as something essential to the full organizational development to the detriment of the new demands presented to the institutions. The college education was previously presented as a good niche for investors. Nowadays, it is still a good opportunity but only for investors who have developed a work supported by a professional management aiming the return of the investment and the commitment with a real college education. Within this context, this study is based on the following issue. Were the college institutions performance indicators reached from 2007 to 2009 under the perspective of the teaching staff, the student body and the administration? Regarding the goals to be reached in this study: “Investigate if the performance indicators estimated by the strategic plan from 2007 to 2009 were reached” and “evaluate the strategic plan perception according to the teaching staff, the student body and the administrative employees. In order to reach these goals, this study is based on a model oriented toward management professionalization supported by performance indicators and balance scorecard analysis. This study searches the understanding of the college institutions strategies in order to comprehend the actions related to the organizational view of the institutions. Based on the case study methodology, it was analyzed the real situation of the institution through questionnaire based on the BSC. This allowed a better alignment between the college institution goals and its strategic plan. The result obtained took into consideration the strategic plan that is unknown to all the integrants of the Institution studied. According to the teachers the percentage that defines the existence of a strategic culture in the institution is high. On the other hand there is a complete lack of strategic culture and the institutions orientations are not clear enough according to the employees. The study concluded that the college institution researched must urgently clarify the strategic plan and divulgate it to the participants in the process – the students and the employees. In the case of the professors, there is more information regarding the strategic plan but it is still not enough. This enhances more the necessity to promote an intervention to approach the participants to the strategic plan process.

Key-words: administration, college institutions, performance indicators, strategic plan, balanced scorecard.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr.  Fernando Coutinho Garcia – Orientador

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Docente

Prof.ª Dr.ª  Marília Alves – Participante externo

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