Autor: TANIA MARIA OLIVEIRA ALVES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  04/02/2009

RESUMO Trabalho, satisfação e atuação gerencial são temas que permeiam toda a literatura na área de gestão, o que retrata sua importância nos contextos acadêmico, profissional e pessoal. As organizações policiais, por sua importância e representatividade na prestação de serviços à sociedade civil, despertam interesse de estudiosos de segurança pública. A atuação gerencial do delegado de polícia tem relação com a satisfação do trabalho dos subordinados? Para responder a esta pergunta, a presente pesquisa baseou-se nos trabalhos de Silva et al. (2007) referente à atuação gerencial para os delegados de polícia, e de Lino (2004), referente à qualidade de vida e satisfação profissional para escrivães e agentes de polícia. Buscaram-se na literatura pertinente os fundamentos que suportassem a identificação e a descrição da atuação gerencial do delegado e o grau de satisfação no trabalho dos escrivães e agentes. Para tanto, a pesquisa utilizou, nos dois questionários, uma escala Likert de cinco pontos, na qual os respondentes manifestaram o grau de concordância com cada enunciado. Com base no material empírico, coletado por meio dos questionários, foram feitas entrevistas semiestruturadas, que possibilitaram esclarecer dúvidas, favorecendo a análise dos dados estatísticos levantados. Como resultado, apurou-se que para os delegados de polícia as dimensões coordenação do trabalho, comunicação e feedback e visão, aprendizagem e inovação prevalecem em detrimento de relações interpessoais. Para os escrivães e agentes de polícia, as dimensões mais relevantes foram status profissional e interação com a equipe de trabalho. Em conclusão, constatou-se que a atuação gerencial dos delegados tem relação com a satisfação no trabalho dos escrivães e agentes.

Palavras-chave: Atuação gerencial. Satisfação no trabalho. Delegado. Escrivão e Agente de Polícia.

ABSTRACT The work, the satisfaction and the management performance are the themes that permeate all the literature in the business management area; that portrays its importance in the academic, personal and professional contexts. The police organizations due to their importance and representativeness when it comes to render services to the civil society, arouse the interest of scholars specialized in public security. Is the management performance related to the chief of police directly linked with the satisfaction of the subordinates at work? In order to answer this question the current work is based on the work of Silva et al. (2007) related to the management performance for the chiefs of police and Lino (2004) related to the quality of life and the professional satisfaction for the police agents and the notaries. It was searched in the relevant literature the fundaments that supported the identification and the description of the chief of polices management performance and the level of satisfaction at work related to the agents and the notaries. In order to do so, the research utilized, in both questionnaires a Likert scale composed by five points, where the responders manifest the level of agreement with each statement. Based on the empiric material collected through questionnaires, semi structured interviews were carried out so that the doubts could be cleared up. It benefited the analysis of the statistic data arisen. The results pointed out that for the chiefs of police the dimensions related to the coordination of work, communication, feedback and vision, learning and innovation prevail to the detriment of interpersonal relations. For the police agents and the notaries, the most relevant dimensions were the professional status and the interaction with the teamwork. As a conclusion, it was verified that the chief of police management performance is related to the agents and notaries’ work satisfaction.

Key words: Management performance. Work satisfaction. Chief of police. Police agents and Notaries.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador

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