Autor: Felipe Alvim Quinet de Andrade

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  20/12/2021

RESUMO: Os modelos atuais de gestão mercadológica impactam diretamente o esforço das lojas para a obtenção de respostas de seus consumidores. Entender e compreender esse fenômeno a partir da popularização dos meios digitais e como o comportamento do consumidor alinha-se a essas novas estratégias estão entre os principais fatores a serem identificados no mercado. Em decorrência da crise, ocasionada pela pandemia da Covid-19, as empresas aceleraram a sua migração para o meio digital, aumentando significamente sua presença nesses novos canais. No presente estudo objetivou-se propor uma atualização e validação dos construtos de Store Equity, a partir da análise do impacto da presença digital. Dessa forma, entender o valor da loja por meio dos aspectos físicos e digitais possibilita verificar as influências comportamentais relacionadas aos construtos do modelo: Lealdade à loja, Qualidade percebida, Lembrança da loja e Imagem da loja. Nesse contexto, continuou os trabalhos relacionados à metodologia do Store Equity, atualizando e testando o modelo em um supermercado premium de Belo Horizonte, através de uma pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionário eletrônico e analisada por meio de analise fatorial exploratória. A lacuna atendida por esse projeto permitiu a identificação de novos fatores para o Store Equity, facilitando a identificação e a atualização do modelo. A originalidade do estudo atende a uma demanda do mercado, questionando quais os elementos fundamentais percebidos e valorizados pelos consumidores aos esforços feitos pelas empresas nas suas ações de marketing. As descobertas sugerem indicadores que contribuem, em termos teóricos, com uma revisão do modelo e, em termos práticos, com o direcionamento de investimentos da organização, no conjunto adequado de estratégias mercadológicas que sejam mais assertivas e que geram resultados a fim de contribuir com o reconhecimento e a preferência dos consumidores por uma determinada loja.

Palavras-chave: Store Equity. Presença Digital. Atmosfera da Loja.

 ABSTRACT: Now days the market management model shaves a direct impact on the efforts of stores to obtain answers of their consumers. Understanding this phenomenon from the popularization of digital media and how consumer behavior aligns with these new strategies are the key points to be identified in the market. The main reason of this present study is to propose a review of the Store Equity model, from the analysis of the impact of the digital presence. Therefore understanding the store value through physical and digital aspects makes it possible to check the behavioral influences related to constructs of the model: Loyalty to the store, perceived quality, Store souvenir, and Store image. Likewise, the objective was to continue the work related to the Store Equity methodology, updating and testing the model in a premium supermarket in Belo Horizonte city. The statistical treatment of the data was indeed developed through many techniques, including exploratory and confirmatory factor analysis. The gap filled by this project tall owed the identification of new factors for Store Equity; provide the identification and updating of the model. The originality of the study meets market demand, questioning the fundamental elements perceived and valued by consumers to the efforts made by companies in their marketing actions. The findings suggest indicators that contribute, in theoretical terms, to a review of the model, and in practical terms, to the direction of investments of the organization, in the appropriate set of marketing strategies that are more assertive and that generate results in order to contribute to the recognition and preference of consumers for a particular store.

Keywords: Store Equity, Digital Presence, Store atmosphere.

Keywords: Restaurant. Customer Experience. Experience Management. Crisis. Pandemic. Delivery.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Orientadora

Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira – Docente

Prof. Dr.  Caio César Giannini Oliveira– Participante Externo

Prof. Dr. Victor Silva Corrêa – Participante Externo

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/09/FELIPE-ALVIM-QUINET-DE-ANDRADE-.pdf