Autor:  Fabiano Soares dos Santos

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/02/2020

RESUMO: Vários players atuam no processo de intermediação financeira no mercado bancário atualmente. Dentre esses destaca-se as cooperativas de crédito que oferecem a mesma cesta de serviços e produtos de um banco convencional. Cooperativas de crédito são instituições financeiras constituídas sob forma de sociedade de pessoas, sem fins lucrativos, administrada e gerida pelos próprios cooperados, enquanto que os bancos tradicionais são constituídos sob a forma de sociedade de capital, com fins lucrativos, administrados e geridos pelos sócios detentores de maior parte do capital. Do ponto de vista do consumidor de serviços bancários, as cooperativas de crédito se apresentam como uma alternativa aos bancos tradicionais. Assim, esse estudo tem o objetivo geral de descrever e analisar quais atributos influenciam a escolha por uma cooperativa de crédito, levando-se em conta as diferenças entre o cooperativismo de crédito e os bancos convencionais, sob a perspectiva de associados dessas organizações. Para responder a esse objetivo foram utilizadas técnicas de estatísticas descritivas, com vista a identificar, entre os construtos definidos para pesquisa através do marco teórico desenvolvido, qual ou quais fatores influenciam a adesão ao cooperativismo de crédito. Os resultados colocaram em destaque o construto denominado “Vantagens Relativas” que leva em consideração aspectos ligados ao menor custo dos produtos e serviços financeiros ofertados pela cooperativa em comparação com os bancos tradicionais. Este estudo proporciona um incremento às pesquisas já realizadas sobre o cooperativismo de crédito. Sob o ponto de vista prático, os resultados podem ser incorporados às estratégias de marketing das cooperativas.

Palavras-chave: Cooperativas de Crédito, Bancos Tradicionais, Comportamento do consumidor, Adesão ao Cooperativismo, Vantagens Relativas.

ABSTRACT: Several players currently operate in the financial intermediation process in the banking market. Among these, we highlight credit unions that offer the same basket of services and products of a conventional bank. Credit unions are financial institutions under a non-profit partnership, administered and managed by cooperative members, while traditional banks are made up of a capital company for profit, administered and managed by a partner holding the majority of capital. From the point of view of of banking services consumers, credit unions present themselves as an alternative to traditional banks. Thus, this study has the general objective of describing and analyzing which attributes influence the choice for a credit union, taking into account the differences among credit union and conventional banks, from the perspective of members of these organizations. To answer this objective, descriptive statistics techniques were used, in order to identify, among the constructs defined for research through the theoretical framework developed, which or which factors influence adherence to credit cooperatives. The results highlighted the construct called “Relative Advantages” that takes into account aspects related to the lower cost of financial products and services offered by the cooperative compared to traditional banks. This study provides an increment to the researches already carried out on credit cooperativism. From a practical point of view, the results can be incorporated into the marketing strategies of the cooperatives.

Keywords: Credit Unions, Traditional Banks, Consumer behavior, Adherence to Cooperativism, Relative Advantages

RESUMEN: Varios jugadores operan actualmente en el proceso de intermediación financiera en el mercado bancario. Entre estos, destacamos las cooperativas de crédito que ofrecen la misma canasta de servicios y productos ofrecidos por un banco convencional. Las cooperativas de crédito son instituciones financieras constituidas en forma de una asociación sin fines de lucro, administradas y gerenciadas por los propios miembros de la cooperativa, mientras que los bancos tradicionales están constituidos en forma de una compañía de capital, con fines de lucro, administrados y gerenciados por los miembros tenedores. La mayor parte del capital. Desde el punto de vista del consumidor de servicios bancarios, las cooperativas de crédito se presentan como una alternativa a los bancos tradicionales. Por lo tanto, este estudio tiene el objetivo general de describir y analizar qué atributos influyen en la elección de una cooperativa de crédito, teniendo en cuenta las diferencias entre la cooperativa de crédito y los bancos convencionales, desde la perspectiva de los miembros de estas organizaciones. Para responder a este objetivo, se utilizaron técnicas de estadística descriptiva, con el fin de identificar, entre los constructos definidos para la investigación a través del marco teórico desarrollado, qué factores influyen en la adhesión a las cooperativas de crédito. Los resultados destacaron la construcción llamada “Ventajas Relativas” que toma en cuenta aspectos relacionados con el menor costo de los productos y servicios financieros ofrecidos por la cooperativa en comparación con los bancos tradicionales. Este estudio proporciona un incremento a las encuestas ya realizadas sobre cooperativismo crediticio. Desde un punto de vista práctico, los resultados pueden incorporarse a las estrategias de marketing de las cooperativas.

Palabras clave: cooperativas de crédito, bancos tradicionales, comportamiento del consumidor, adhesión a cooperativas, ventajas relativas.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Docente

Prof.ª Dr.ª Adriana Ventola Marra – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO