Autor: RICARDO BASTOS RODRIGUES

Data da Defesa:  07/08/2014

RESUMO O objetivo principal deste estudo consiste em avaliar os aspectos emocionais e experienciais que influenciam significativamente a ida e a intenção do torcedor de retornar aos estádios de futebol de Belo Horizonte. Alguns estudos sobre o comportamento do consumidor sugerem que o tipo de consumo realizado pelo consumidor esportivo apresenta o aspecto emocional/afetivo sobressaindo quando se fazem comparações em relação a outras modalidades de consumo. A presença dos torcedores aos estádios, especialmente no Brasil, tem apresentado problemas diversos, como: falta de segurança, dificuldades para adquirir ingressos, horário dos jogos e altos custos. Nesse sentido, faz-se importante entender os aspectos emocionais e experienciais do consumo associados a um jogo de futebol por torcedores brasileiros nos estádios. Este estudo busca contribuir para o entendimento do comportamento do consumidor esportivo. Foi realizado por meio de uma pesquisa caracterizada como descritiva, que utilizou como metodologia uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados com torcedores de futebol de Belo Horizonte-MG maiores de 18 anos e que tenham frequentado os estádios da Capital mineira por pelo menos uma vez nos últimos doze meses anteriores a junho/2014. O instrumento utilizado foi uma survey. No entendimento do autor, este estudo se justifica pelos seguintes aspectos: a) características particulares do consumo esportivo, que sugerem maior influência da dimensão sentimental/afetiva no comportamento desses consumidores; b) carência de estudos acadêmicos no Brasil sobre esse tipo de consumo; c) relevância gerencial e social de se compreender o comportamento dos torcedores e fãs de esportes; d) importância do esporte enquanto setor econômico; e) pequena quantidade de torcedores que frequentam os estádios no País para assistir a jogos de futebol; e f) circunstância especial na qual o Brasil se encontrava, prestes a sediar a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e com o agendamento dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro, em 2016. Como principais resultados, constatou-se que as emoções positivas e a socialização do torcedor no estádio impactam positivamente a satisfação do torcedor, que há forte relação entre identificação com o time e lealdade ao time e que a satisfação do torcedor tem uma relação forte e direta com intenção de retornar ao estádio. De outro lado, é possível inferir que as emoções vivenciadas durante o campeonato ou durante os jogos, especificamente, não representam impacto significativo no comparecimento ao estádio. No mesmo aspecto, lealdade ao time também não apresentou relação significativa com intenção de retornar ao estádio, indicando que o retorno, ou não, ao estádio, independe da lealdade dos torcedores.

Palavras-chave: Marketing esportivo. Comportamento do consumidor. Consumidor esportivo.

ABSTRACT The main objective of this study was to assess the emotional and behavioral aspects that significantly influence attendance and intention to return to soccer stadiums in Belo Horizonte, Brazil. Some works about consumer behavior suggest that the type of consumption carried out by the sport consumer presents highlighted emotional/affective aspects whenever one makes comparisons to other consumption modalities. The presence of supporters in the stadiums, especially in Brazil, has presented the most diverse problems, such as the lack of security, difficulties in the purchase and the price of tickets and time of the games, among others. In this sense, it is important to understand the emotional and behavioral aspects of consumption of Brazilian supporters associated with a soccer game in the stadiums. Thus, the present work attempts to contribute to the understanding of sport consumer behavior, and was carried out by means of a research characterized as descriptive that used the methodology quantitative approach. Data was collected with soccer supporters who were over 18 years of age and attended the stadiums of Belo Horizonte at least once in the last twelve months prior to June 2014. The instrument used was a survey. According to the author’s understanding, this work can be justified based on the following aspects: (a) the unique characteristics of sport consumption that suggest a greater influence of the sentimental/affective dimension in the behavior of these consumers; (b) the lack of academic studies about this type of consumption in Brazil; (c) the managerial and social relevance of understanding the behavior of sports fans and supporters; (d) the importance of sport as an economic sector; (e) the small quantity of supporters who attend stadiums to watch soccer games in the country; and (f) the special circumstance of Brazil that was about to host the Soccer World Cup in 2014 and was chosen to host the Olympic Games in Rio de Janeiro in 2016. As main results, one verified that positive emotions and socialization of the supporter in the stadium positively impact the satisfaction of the supporter. Besides, one also verified that there is a strong relation between identification with the team and loyalty to the team and that supporters’ satisfaction has a strong direct relation with intention to come back to the stadium. On the other hand, it is possible to infer that emotions experienced during the championship or during the games do not specifically represent a significant impact on stadium attendance. In the same aspect, loyalty to the team did not present a significant relation with intention to come back to the stadium either, indicating that whether they come back or not is independent from supporters’ loyalty.

Key Words: Sport Marketing. Consumer behavior. Sport consumer.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª  Caissa Veloso e Sousa – Orientadora