Autor: RODRIGO FORTINI BOSCHI

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  25/10/2016

RESUMO Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar o uso do Facebook como ferramenta de gestão de marca por empresas com alto brand equity. Para tal, o referencial teórico se dedicou às teorias de gestão de marca, em especial ao brand equity, e aos rankings de marcas. O propósito é dar suporte para entender como as dimensões do brand equity (conhecimento de marca, associações de marca, qualidade percebida e lealdade de marca) estão presentes nos rankings de marcas. A metodologia se dividiu em métodos quantitativos e qualitativos. Foi proposto um modelo que contempla de forma ponderada os principais rankings de marca disponíveis. Os setores bancário e cervejeiro tiveram forte presença nos resultados obtidos. Foram levantados e relacionados dados quantitativos das publicações, curtidas, compartilhamento, comentários e respostas das marcas pertencentes ao modelo sintético de rankings supracitado. A análise foi realizada de acordo com os setores econômicos a que as marcas pertencem. As três publicações com mais comentários de cada marca foram analisadas qualitativamente. Como resultado, tem-se a análise do comportamento das marcas no Facebook, incluindo suas interações com o público.

Palavras-chave: Gestão de Marcas. Brand equity. Ranking de marcas. Mídias sociais. Facebook.

ABSTRACT This research aims to describe and analyse the use of Facebook as a brand management tool for companies with high brand equity. The theoretical frame is dedicated to brand management theories, especially the brand equity, and rankings of brands. The purpose is to give support to understand how the dimensions of brand equity (brand awareness, brand associations, perceived quality and brand loyalty) are present in the rankings of brands. The methodology is divided into quantitative and qualitative methods. It was proposed a model that includes a balanced way the main brand rankings. The banking sector and beer industry had strong presence in the results. They were raised and related quantitative data publications, likes, sharing, comments and responses of the brands belonging to the synthetic model of the aforementioned rankings. The analysis was done according to economic sectors that the brands belongings. The three publications with more comments from each brand were analysed qualitatively. As a result there is the analysis of the behaviour of brands on Facebook, including their interactions with the public.

Key words: Brand management. Brand equity. Rankings of brands. Social medias. Facebook.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Eliane Bragança de Matos– Orientadora

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira – Docente

Prof. Dr. Marcelo de Rezende Pinto  – Participante externo

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