Autor: Fátima Maria Penido Drumond Coelho

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  14/02/2017

RESUMO O objetivo da pesquisa foi descrever e analisar as estratégias de marketing social implementadas em prol do combate a violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo a percepção de atores envolvidos com a causa, na região do Médio Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A terminologia violência sexual se divide em duas subcategorias: o abuso sexual e a exploração sexual, sendo que o abuso sexual pode ser intrafamiliar ou extrafamiliar, com consentimento ou não. Este trabalho insere-se no campo da pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas 20 entrevistas não estruturadas com sujeitos envolvidos com a causa, sendo: seis educadores, duas psicólogas, dois conselheiros tutelares, quatro vítimas de violência sexual e suas famílias, um taxista e um representante do governo. A análise dos dados se deu por meio da análise do conteúdo. Os resultados indicam que as campanhas existem, mas não atingem com plenitude as áreas mais necessitadas. Faltam ações de marketing social principalmente na BR 116, ressaltando-se que não foram identificados outdoors, cartazes ou nenhuma forma de campanha falando que abuso sexual é crime, em toda a região visitada. Identificam-se campanhas apenas no dia 18 de maio, dia do enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes, além do carnaval. As quatro famílias que aceitaram conceder as entrevistas se mostraram vulneráveis e com um sentimento de “grito preso na garganta”, por terem sido vítimas de grande atrocidade e acreditarem que nada mudará nas vidas daqueles que não vivenciam essa “realidade”, sendo essa uma prática comum para muitos da região.

Palavras-chave: Marketing social. Vulnerabilidade. Violência sexual. Abuso sexual. Exploração sexual.

ABSTRACT The objective of this research was to describe and analyze the social marketing strategies implemented to eradicate sexual violence against children and adolescents, according to the perception of subjects involved with the issue in the region of Vale do Jequitinhonha, in the state of Minas Gerais, Brazil. Sexual violence terminology is divided into two categories: sexual abuse and sexual exploitation. The former might be perpetrated in a familiar or extrafamiliar environment, with or without consent. This work is part of a descriptive research with a qualitative approach. Twenty unstructured interviews were conducted with six educators, two psychologists, two guardianship counselors, four victims of sexual violence and their families, one taxi driver and one government representative. Data analysis was carried out through discourse analysis. The results show there are awareness campaigns, however they do not reach the neediest areas as a whole. There is a lack of social marketing campaigns mainly in BR-116 route, since no form of publication was identified regarding sexual abuse as a crime for the population, throughout the region. Awareness campaigns are punctual, and occur most on May 18, the gay against sexual exploitation of children and adolescents, and during the Carnival. The four families who agreed to be interviewed showed vulnerability and a feeling of “scream caught in the throat”, for having been victims of such an atrocity and for believing that those who did not experience this reality do not care about them, since it is a common practice in the region.

Keywords: Social marketing. Vulnerability. Sexual violence. Sexual abuse. Sexual exploitation

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa:  Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Docente

Prof.ª Dr.ª Kely Cesar Martins de Paiva– Participante Externo

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