Mestrando(a): FLAVIAN MARCELO SOARES

Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

Esta dissertação tem por objetivo explicar o processo de aprendizagem gerencial na Alpha S.A., a partir da mudança do modelo de gestão em 2003, considerando a  percepção dos gerentes intermediários. Para dar suporte aos trabalhos, foi elaborado um aporte teórico com base nos estudos sobre: mudança e aprendizagem organizacional, o processo de aprendizagem nas organizações, a função gerencial, a aprendizagem gerencial; e o gerenciamento da qualidade total – o modelo PDCA. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e de abordagem qualitativa. Quanto aos meios, configura-se como um estudo de caso. A unidade de análise foi a Alpha S.A., rede varejista do setor farmacêutico, de capital nacional. Trata-se de uma empresa centenária, líder em seu segmento de atuação. Os sujeitos da pesquisa foram os dez gerentes intermediários da organização, indivíduos responsáveis pela gestão de um grupo determinado de unidades de negócio. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados e submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se que os sujeitos tinham uma visão limitada do exercício da função gerencial e que, ao exercerem a prática, defrontavam-se com verdades até então desconhecidas. Descobriram que para compreender a miríade de expectativas a que estavam submetidos deveriam, antecipadamente, dirigir suas atenções para aprender o que de fato significa ser gerente. Constatou-se também que o processo de aprendizagem gerencial na Alpha S.A. segue o tradicional; ou seja, é visto como produto da educação e do desenvolvimento gerencial formal. Mas o aprendizado da função gerencial pelos sujeitos se deu, de fato, por meio da prática, isto é, da aprendizagem na ação, e da rede de relacionamentos, isto é, da troca de experiências com os gerentes com os quais trabalharam. Outras fontes de aprendizado também foram identificadas, como; o processo de observação, tentativa e erro; a leitura de artigos, revistas e livros relacionados à função; a abertura para ouvir as opiniões da equipe; por meio de ensinamentos compartilhados como o pai; e normas, procedimentos administrativos e treinamentos operacionais oferecidos pela empresa. Percebeu-se que os gerentes intermediários da Alpha S.A., com “jeitinho”, vêm moldando o modelo de gestão à sua realidade, criando um estilo particular de administrar capaz de suprir satisfatoriamente interesses organizacionais e pessoais.  Por fim, compreendeu-se que a aprendizagem gerencial se dá na complementaridade de fatores que abrangem questões pessoais, sociais e organizacionais, e que, por mais que se queira e se tenha o poder formal de impor ao individuo aquilo que a organização pretende que ele aprenda, se não lhe for permitida a compreensão clara e não foi dada a oportunidade de aprender a aprender, seus interesses pessoais farão emergir o poder informal que ele possui. Consequentemente, este contestará a aprendizagem, optando por seguir aquilo que lhe trará segurança. Assim, conclui-se que o processo de aprendizagem gerencial na Alpha S.A. não se limita às atividades planejadas e organizadas formalmente; consiste em um processo complexo e dinâmico, que sofre influências, dentre outros fatores, dos contextos organizacional e social nos quais os gerentes interagem.

 

 

Palavras-chave: Mudança. Aprendizagem organizacional. Processo de aprendizagem. Função gerencial. Aprendizagem gerencial. Gerenciamento da qualidade total – PDCA.

 

BANCA EXAMINADORA:

 

Prof.ª Dr.ª Talita Ribeiro da Luz

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Cristiana Fernandes De Muylder

FUMEC
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Área de concentração: Organização e estratégia

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