Autor:  Italo Pacheco Gomes Caixeta

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  13/02/2020

 

RESUMO: Os alimentos orgânicos compreendem tema de interesse de diversas áreas do conhecimento como: mercadologia, questões ambientais, desenvolvimento sustentável e processos agrícolas. Especificamente no Brasil, apesar da baixa produção brasileira desse tipo de produto, o país vem despertando para o mercado de orgânicos, o que pode ser observado a partir das feiras específicas e de pequenos varejos, além de pontos em grandes redes de supermercados. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo principal identificar e analisar os fatores que afetam, significativamente, o consumo de alimentos orgânicos, segundo a perspectiva de consumidores residentes no estado de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi adaptado de Sampaio (2012) e os questionários foram coletados online, por meio da plataforma surveymonkey.com. A amostra foi composta por consumidores e não consumidores de orgânicos que residem no estado de Minas Gerais, selecionados pelo critério de acessibilidade. Foram coletados 519 questionários válidos. O modelo testado indicou que a disponibilidade se mostra o principal atributo influenciador do comportamento de compra (0,63), seguido da influência do núcleo familiar e de amigos (0,16). Em relação ao construto qualidade, identificou-se que aproximadamente 60% dos respondentes consideram os produtos orgânicos melhores do que os produtos convencionais em relação a pelo menos um dos quatro critérios utilizados na pesquisa: cheiro, sabor, aparência e qualidade. Desses itens, o que menos se sobressaiu foi o cheiro, contudo, cerca de 50% dos respondentes consideraram que os produtos orgânicos possuem um odor melhor do que os produtos convencionais. É importante ressaltar a coerência dos resultados em termos das relações entre preço, qualidade e luxo. No presente trabalho o nível de preocupação com a saúde se mostrou mais relevante do que o comportamento dos consumidores em termos de evitar poluir o meio ambiente. Quando comparado, por exemplo, indicadores como: “Eu me preocupo com a presença de produtos químicos na produção dos alimentos que vou consumir”, com outros indicadores do construto como o comportamento dos consumidores em relação a evitar comprar produtos de empresas que poluem o meio ambiente e também a evitar o uso de embalagens plásticas. Sugere-se, para estudos futuros, que o modelo sofra ajustes em termos de alocação de construtos e variáveis. Por exemplo, no construto de “Hábitos de alimentação saudável”, sugere-se que a variável “Eu me preocupo com a minha saúde,” seja considerada não como um hábito, mas sim como uma crença do respondente. No construto “Meio ambiente”, sugere-se que as variáveis “Eu evito o uso de embalagens plásticas quando compro/consumo alimentos” e “Quando tenho conhecimento de uma empresa que polui o meio ambiente, evito comprar/consumir os seus produtos” sejam consideradas como “comportamento do consumidor”.

Palavras-chave: alimentos orgânicos; consumo de alimentos orgânicos; comportamento do consumidor.

ABSTRACT: Organic foods comprise a topic of interest from several areas of knowledge such as: marketing, environmental issues, sustainable development and agricultural processes. Specifically in Brazil, despite the low Brazilian production of this type of product, the country has been awakening to the organic market, which can be seen from specific fairs and small retailers, in addition to points in large supermarket chains. In this perspective, the present study aimed to identify and analyze the factors that significantly affect the consumption of organic foods, according to the perspective of consumers residing in the state of Minas Gerais. A descriptive research was carried out, with a qualitative approach. The data collection instrument was adapted from Sampaio (2012) and the questionnaires were collected online, through the surveymonkey.com platform. The sample consisted of consumers and non-consumers of organic products residing in the state of Minas Gerais, selected by the accessibility criterion. 519 valid questionnaires were collected. The tested model indicated that availability is the main influencing attribute of purchasing behavior (0.63), followed by the influence of the family and friends (0.16). Regarding the quality construct, it was identified that approximately 60% of respondents consider organic products better than conventional products in relation to at least one of the four criteria used in the survey: smell, taste, appearance and quality. Of these items, the least that stood out was the smell, however, about 50% of respondents considered that organic products have a better odor than conventional products. It is important to emphasize the consistency of the results in terms of the relationship between price, quality and luxury. In the present study, the level of concern with health proved to be more relevant than the behavior of consumers in terms of avoiding polluting the environment. When compared, for example, indicators such as: “I am concerned about the presence of chemicals in the production of the food I am going to consume”, with other indicators of the construct such as consumer behavior in relation to avoid buying products from companies that pollute the environment environment and also to avoid the use of plastic packaging. It is suggested, for future studies, that the model undergoes adjustments in terms of allocating constructs and variables. For example, in the “Healthy eating habits” construct, it is suggested that the variable “I care about my health,” be considered not as a habit, but as a belief of the respondent. In the “Environment” construct, it is suggested that the variables “I avoid using plastic packaging when I buy / consume food” and “When I know of a company that pollutes the environment, I avoid buying / consuming its products”. considered as “consumer behavior”.

Keywords: organic food; consumption of organic food; consumer behavior.

RESUMEN: Los alimentos orgánicos comprenden un tema de interés de varias áreas de conocimiento, tales como: comercialización, cuestiones ambientales, desarrollo sostenible y procesos agrícolas. Específicamente en Brasil, a pesar de la baja producción brasileña de este tipo de producto, el país ha estado despertando al mercado orgánico, que se puede ver en ferias específicas y pequeños minoristas, además de puntos en grandes cadenas de supermercados. En esta perspectiva, el presente estudio tuvo como objetivo identificar y analizar los factores que afectan significativamente el consumo de alimentos orgánicos, de acuerdo con la perspectiva de los consumidores que residen en el estado de Minas Gerais. Se realizó una investigación descriptiva, con un enfoque cualitativo. El instrumento de recolección de datos fue adaptado de Sampaio (2012) y los cuestionarios fueron recolectados en línea, a través de la plataforma surveymonkey.com. La muestra consistió en consumidores y no consumidores de productos orgánicos que residen en el estado de Minas Gerais, seleccionados por el criterio de accesibilidad. Se recogieron 519 cuestionarios válidos. El modelo probado indicó que la disponibilidad es el principal atributo que influye en el comportamiento de compra (0.63), seguido de la influencia de la familia y los amigos (0.16). Con respecto al constructo de calidad, se identificó que aproximadamente el 60% de los encuestados considera los productos orgánicos mejor que los productos convencionales en relación con al menos uno de los cuatro criterios utilizados en la encuesta: olor, sabor, apariencia y calidad. De estos elementos, lo que menos se destacó fue el olor, sin embargo, alrededor del 50% de los encuestados consideraron que los productos orgánicos tienen un mejor olor que los productos convencionales. Es importante resaltar la consistencia de los resultados en términos de la relación entre precio, calidad y lujo. En el presente estudio, el nivel de preocupación con la salud resultó ser más relevante que el comportamiento de los consumidores en términos de evitar contaminar el medio ambiente. Cuando se compara, por ejemplo, indicadores como: “Me preocupa la presencia de productos químicos en la producción de los alimentos que voy a consumir”, con otros indicadores de la construcción, como el comportamiento del consumidor en relación a evitar comprar productos de empresas que contaminan el medio ambiente. medio ambiente y también para evitar el uso de envases de plástico. Se sugiere, para futuros estudios, que el modelo sufra ajustes en términos de asignación de construcciones y variables. Por ejemplo, en la construcción de “Hábitos alimenticios saludables”, se sugiere que la variable “Me preocupo por mi salud” se considere no como un hábito, sino como una creencia del encuestado. En el constructo “Medio ambiente”, se sugiere que las variables “Evito usar envases de plástico cuando compro / consumo alimentos” y “Cuando conozco una empresa que contamina el medio ambiente, evito comprar / consumir sus productos”. considerado como “comportamiento del consumidor”.

Palabras clave: comida orgánica; consumo de alimentos orgánicos; comportamiento del consumidor.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki – Docente

Prof. Dr. André Francisco Alcântara Fagundes  – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO