ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL EM PROL DA GUARDA RESPONSÁVEL E ADOÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: estudo em Belo Horizonte e Região Metropolitana

|ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL EM PROL DA GUARDA RESPONSÁVEL E ADOÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: estudo em Belo Horizonte e Região Metropolitana

ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL EM PROL DA GUARDA RESPONSÁVEL E ADOÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: estudo em Belo Horizonte e Região Metropolitana

Título:  ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL EM PROL DA GUARDA RESPONSÁVEL E ADOÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: estudo em Belo Horizonte e Região Metropolitana

Autor:   Wellington Cunha

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  08/08/2019

 

RESUMO: A convivência entre os homens e os animais de estimação ocorre há milhares de anos e está relacionada a benefícios psicológicos, fisiológicos e sociais para os seres humanos. No Brasil, em 44% dos domicílios é encontrado pelo menos um cão e em 17%, pelo menos um gato (IBGE, 2013). Entretanto, o abandono de animais tem sido um dos problemas enfrentados pela maioria dos municípios brasileiros. Dessa forma, órgãos governamentais e organizações não governamentais têm promovido ações para minimizar o problema do abandono, por meio do incentivo à adoção e esclarecimento sobre a importância da guarda responsável de animais de estimação. Campanhas de marketing social eficazes poderiam ser desenvolvidas no sentido de mudar comportamentos em relação a essa questão. Mediante esse cenário, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar quais são os principais fatores que devem ser considerados em campanhas em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação, de acordo com a perspectiva de residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Especificamente, pretendeu-se: 1) Identificar e analisar os principais atributos que influenciam a adoção de animais de estimação; 2) Identificar e analisar os principais atributos que influenciam a compra de um animal de estimação; 3) Identificar os principais atributos que poderiam ser trabalhados em uma campanha para incentivar a adoção de um animal de estimação; 4) Identificar os principais atributos que poderiam ser trabalhados em uma campanha para promover a guarda responsável de animais de estimação. Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, por meio de uma survey que incluiu 29 questões em escala Likert. A amostra foi constituída por 213 questionários devidamente preenchidos. A técnica de análise de dados foi a análise fatorial exploratória. Com base nos resultados, o modelo apresentou melhor ajuste com a extração de sete fatores: (1) Atitude em relação à adoção; (2) Informações sobre a adoção; (3) Ações afirmativas; (4) Campanhas de adoção; (5) Adaptação dos animais; (6) Influência social; (7) Apelo emocional das campanhas. Destaca-se que as campanhas de marketing social em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação devem ser desenvolvidas sob um enfoque positivo, tendo como foco os bons sentimentos e o compartilhamento de experiências positivas relacionadas à adoção. Além disso, as campanhas deveriam abordar o conceito e importância da guarda responsável, principalmente com relação às demandas no cuidado dos animais. Reforça-se a necessidade de maior envolvimento do governo e da sociedade em prol da causa animal, especialmente no que tange ao incentivo à adoção e à guarda responsável de animais domésticos.

 

Palavras-chave: Marketing. Marketing social. Animais de estimação.

 

ABSTRACT: Coexistence between men and pets occurs for thousands of years and it is related to psychological, physiological and social benefits for humans. In Brazil, in 44% of households, at least one dog is found, and in 17%, at least one cat (IBGE, 2013). However, the abandonment of animals has been one of the problems faced by most Brazilian municipalities. In this way, governmental organizations and non-governmental organizations have promoted actions to minimize the problem of abandonment, by encouraging adopting and clarifying the importance of responsible pet custody. Effective social marketing campaigns could be developed in order to change behaviors related to this issue. Through this scenario, the present study was developed with the objective of identifying and analyzing what are the main factors that should be considered in campaigns for responsible custody and adoption of pets, according to the perspective of residents of Belo Horizonte and Metropolitan Region. Specifically, it was intended: 1) Identify and analyze the main attributes that influence the adoption of pets; 2) Identify and analyze the main attributes that influence the purchase of a pet; 3) Identify key attributes that could be worked on in a campaign to encourage pet adoption; 4) Identify the main attributes that could be worked on in a campaign to promote responsible pet custody. A quantitative approach was carried out through a survey that included 29 questions on a Likert scale. The sample consisted of 213 questionnaires duly completed. The data analysis technique was the exploratory factorial analysis. Based on the results, the model presented better adjustment with the extraction of seven factors: (1) Attitude towards adoption; (2) Adoption information; (3) Affirmative actions; (4) Adoption campaigns; (5) Adaptation of animals; (6) Social influence; (7) Emotional appeal of campaigns. It should be emphasized that social marketing campaigns for responsible custody and adoption of pets should be developed under a positive focus, focusing on good feelings and the sharing of positive experiences related to adoption. In addition, campaigns should address the importance of responsible custody, especially with regard to the demands on animal care. It reinforces the need for greater government involvement and society in favor of the animal cause, especially with regard to encouraging the adoption and responsible custody of domestic animals.

 

Keywords: Marketing. Social marketing. Pets.

 

RESUMEN La convivencia entre hombres y mascotas ha existido durante miles de años y está relacionada con los beneficios psicológicos, fisiológicos y sociales para los humanos. En Brasil, em el 44% de los hogares se encuentra al menos un perro y em el 17% al menos un gato (IBGE, 2013). Sin embargo, el abandono de animales ha sido uno de los problemas que enfrentan la mayoría de los municipios brasileños. Así, los organismos gubernamentales y las organizaciones no gubernamentales han promovido acciones para minimizar el problema del abandono alentando la adopción y aclaración sobre la importancia de la custodia responsable de las mascotas. Se podrían desarrollar campañas efectivas de marketing social para cambiar el comportamiento en este tema. A través de este escenario, El presente estudio se desarrolló com el objetivo de identificar y analizar los principales factores que deben considerarse en las campañas de custodia responsable y adopción de mascotas, de acuerdo con la perspectiva de los residentes de Belo Horizonte y Región Metropolitana. Específicamente, se pretendía: 1) Identificar y analizar los principales atributos que influyen en la adopción de mascotas; 2) Identificar y analizar los principales atributos que influyen en la compra de una mascota; 3) Identificar los principales atributos en los que se podría trabajar en una campaña para alentar la adopción de una mascota; 4) Identifique los atributos clave en los que se podría trabajar en una campaña para promover la custodia responsable de mascotas. Se llevó a cabo una encuesta de enfoque cuantitativo a través de una encuesta que incluyó 29 preguntas a escala Likert. La muestra consistió en 213 cuestionarios debidamente cumplimentados. La técnica de análisis de datos fue el análisis de factores exploratorios. Con base en los resultados, el modelo presentó un mejor ajuste con la extracción de siete factores: (1) Actitud hacia la adopción; (2) Información sobre la adopción; (3) Acciones afirmativas; (4) Campañas de adopción; (5) Adaptación de animales; (6) Influencia social; (7) Apelación emocional de las campañas. Cabe destacar que las campañas de marketing social para la custodia responsable y la adopción de mascotas deben desarrollarse a partir de un enfoque positivo, centrándose en los buenos sentimientos y compartiendo experiencias positivas relacionadas con la adopción. Además, las campañas deben abordar el concepto y la importancia de la custodia responsable, especialmente en relación con las demandas en el cuidado de los animales. Se refuerza la necesidad de una mayor participación del gobierno y de la sociedad en favor de la causa animal, especialmente en lo que respecta a fomentar la adopción y la custodia responsable de los animales domésticos.

 

Palabras clave: Marketing. Marketing social. Mascotas.

  

Área de Concentração: Organização e Estratégia

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

 Problema de Pesquisa: “Quais são os principais fatores que devem ser considerados em campanhas em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação? ”

 

Banca Examinadora

Orientador: Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Docente

Prof.ª Dr.ª Georgiana Luna Batinga – Docente

Prof. Dr. Danilo Oliveira Sampaio – Participante Externo

 

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2019-11-27T14:27:12-03:0008.08.2019|Sem categoria|