Autor: Fernando Rufino de Barros

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  29/09/2021

RESUMO: A educação profissional, científica e tecnológica possui grande importância para a região em que se instala, sendo uma das responsáveis por entregar soluções para o atendimento das demandas da sociedade e organizações, além da mão de obra qualificada para atuar frente às mudanças e avanços tecnológicos. Dada a relevância de sua atuação, faz-se necessário avaliar sobre a alocação dos recursos destas instituições para realização de suas atividades. Neste sentido, este estudo tem por objetivo geral descrever e analisar o nível de eficiência na alocação dos recursos
financeiros e humanos das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Para condução desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem quantitativa com aplicação do método Análise Envoltória de Dados (DEA), com retornos variáveis de escala (BCC) e orientação aos outputs, em conjunto com Índice de Produtividade de Malmquist (IPM). Após uma revisão dos estudos já realizados, foram criados dois modelos com variáveis que buscaram refletir o sistema produtivo destas instituições de ensino. Após a coleta e validação dos dados disponíveis, a amostra foi dividida da seguinte forma: o primeiro modelo (MOD 1) foi composto por 31 DMUs- Unidades Tomadoras de Decisão – analisadas de 2017 a 2019. O segundo modelo (MOD 2) foi dividido em duas análises, a primeira com 34 DMUs para o período de 2011 a 2015 e a segunda com 41 DMUs de 2016 a 2019. Como principais resultados, as DMUs consideradas eficientes com maior frequência, para o conjunto de variáveis proposto, foram IFAC, IFCE, IFES, IFGOIANO, IFMA, IFNMG e IFSULDEMINAS no MOD 1 e IFAP e IFSULDEMINAS no MOD 2. Embora este último tenha demonstrado ineficiência forte (EFT < 0,70) para todos os períodos analisados. A análise do IPM demonstrou que, embora o MOD 1 apresente maiores resultados de eficiência, as DMUs demonstram perda de produtividade ao longo dos
anos. Para o MOD 2, identificou-se um avanço em sua produtividade sem um aumento
no consumo de recursos, devido às mudanças de tecnologia. Por fim, os resultados apontaram a necessidade de avaliar as atividades das DMUs relacionadas ao MOD 1 no longo prazo, enquanto o MOD 2 demande maior atenção no curto prazo, para mudança deste cenário constante de ineficiência forte.
Palavras-Chave: DEA. Índice de Malmquist. Eficiência. Educação Profissional.

ABSTRACT: Professional, scientific and technological education has great importance for the region
in which it is installed, being one of the responsible for delivering solutions to meet the
demands of society and organizations, in addition to qualified labor to act in the face
of changes and technological advances. Given the relevance of their performance, it
is necessary to evaluate the allocation of resources of these institutions to carry out
their activities. In this sense, this study aims to describe and analyze the level of
efficiency in the allocation of financial and human resources of institutions that make
up the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education in
Brazil. A quantitative approach was used to conduct this research with the application
of the Data Envelopment Analysis (DEA) method, with variable returns to scale (BCC)
and output orientation, together with the Malmquist Productivity Index (MPI). After
collecting and validating the available data, the sample was divided as follows: the first
model (MOD 1) was composed of 31 DMUs- Decision Making Units – analyzed from
2017 to 2019. The second model (MOD 2) was divided into two analyses: the first with
34 DMUs for the period 2011 to 2015 and the second with 41 DMUs from 2016 to 2019.
As main results, the DMUs considered efficient most frequently, for the proposed set
of variables, were IFAC, IFCE, IFES, IFGOIANO, IFMA, IFNMG and IFSULDEMINAS
in MOD 1 and IFAP and IFSULDEMINAS in MOD 2. Although the latter has shown
inefficiency strong (EFT < 0.70) for all periods analyzed. The IPM analysis showed
that, although MOD 1 presents higher efficiency results, the DMUs demonstrate
productivity loss over the years. For MOD 2, it was identified an advance in its
productivity without an increase in the consumption of resources, due to technology
changes. Finally, the results indicated the need to evaluate the activities of DMUs
related to MOD 1 in the long term, while for MOD 2 they demand greater attention in
the short term, to change this constant scenario of strong inefficiency.
Keywords: DEA. Malmquist Index. Efficiency. Professional Education

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade  

Banca Examinadora

Prof. Dr. Hudson Fernandes Amaral – Orientador

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha  – Docente

Prof. Dr. Antônio Artur de Souza – Participante Externo

Prof.ª Dr.ª – Laise Ferraz Correia – Participante Externo

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