Autor: Priscila Lacerda de Souza Samper

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/08/2022

RESUMO: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) são instituições educacionais
públicas e, como tal, devem atentar para todos os preceitos legais que regem esse tipo de
organização, alinhando suas ações aos objetivos estratégicos que constituem sua essência. A
partir da redefinição dos rumos do planejamento governamental e, principalmente, das políticas
públicas educacionais, em face do papel estratégico da educação, a eficiência ganhou destaque
nesse cenário. Assim, um de seus desafios é realizar uma gestão que atenda às demandas da
sociedade com eficiência. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de identificar as
perspectivas do alinhamento estratégico que conectam a avaliação institucional da educação
superior ao plano de desenvolvimento institucional no contexto do Instituto Federal de Ciência
e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). A pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, utilizou
a técnica de estudo de caso. Realizou-se a coleta de dados primários (entrevista) e secundários
(documentos públicos: regimento interno, mapa estratégico, plano de desenvolvimento
institucional, relatórios de gestão e relatórios de autoavaliação institucional). As entrevistas
foram realizadas com servidores das diretorias sistêmicas da reitoria do IFMG envolvidos no
processo de avaliação e construção dos objetivos estratégicos e analisadas a partir da técnica de
análise de conteúdo. Deste modo foi desenvolvido um estudo comparativo entre os dados
coletados que indica avanços por parte gestão do IFMG na compreensão e na implementação
dos processos de avaliação institucional para o alcance dos objetivos estratégicos, contudo,
ainda é necessário que ocorra maior integração entre as diversas áreas, bem como o
fortalecimento dos mecanismos de acompanhamento e controle dos resultados. Assim, este
estudo concluiu no sentido de apontar caminhos para o aprimoramento do alinhamento entre os
elementos investigados.
Palavras-chave: Alinhamento Estratégico. Avaliação Institucional. Gestão Educacional.

ABSTRACT: The Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFETs) are public educational
institutions and, as such, must pay attention to all the normative precepts that rule this type of
organization, aligning their actions with the strategic objectives that constitute their essence.
From the redefinition of the directions of government planning and, mainly, of public
educational policies, given the strategic role of education, efficiency gained prominence in this
scenario. Thus, one of its challenges is to carry out a management that efficiently meets the
demands of society. The present work was carried out with the objective of identifying the
perspectives of the strategic alignment that connect the institutional evaluation of higher
education to the institutional development plan in the context of the Federal Institute of Science
and Technology of Minas Gerais (IFMG). The descriptive research, of a qualitative nature, used
the case study technique. Primary (interview) and secondary data (public documents: internal
regulations, strategic map, institutional development plan, management reports and institutional
self-assessment reports) were collected. The interviews were carried out with employees of the
systemic directorates of the IFMG rectory involved in the process of evaluating and building
the strategic objectives and analyzed using the content analysis technique. In this way, a
comparative study was developed between the collected data, which indicates advances in the
understanding and implementation of the institutional evaluation processes to reach the
strategic objectives, however, it is still necessary to have greater integration between the various
areas, as well as the strengthening of the mechanisms for monitoring and controlling the results.
Thus, this study concluded in the sense of pointing out ways to improve the alignment between
the investigated elements.
Keywords: Strategic Alignment. Institutional Assessment. Educational management.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Orientador: Prof.ª Dr.ª Helena Belintani Shigaki

Prof.ª Dr.ª Nairana Radtke Caneppele Bussler – Docente

Prof. Dr. Victor Silva Corrêa – Participante Externo

Prof. Dr. João Luiz Soares – Participante Externo

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