Título: AÇÕES DE MARKETING SOCIAL NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER: estudo realizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

Autor:  Maria Luiza de Marilac Duarte Costa

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  03/07/2018

Resumo: No Brasil, durante muitos anos coube à mulher apenas o papel referente à esfera do privado, no que diz respeito a cuidar dos filhos, do marido e de todas as tarefas domésticas. Aspectos de produção de bens, ou mesmo das decisões centrais à ordem pública, são marcadas historicamente como sendo de competência do universo masculino, atribuindo ao homem, em igual medida, o pertence de uma suposta representação da força, da virilidade e da segurança social. Diante desse cenário, dentre as várias formas de violência, surge a discussão sobre a violência doméstica contra a mulher, considerada um grave problema de saúde pública, devido às transcendências negativas que atormentam física e psicologicamente a mulher vitimada, ocasionando custos elevados ao sistema de saúde, pelo sofrimento familiar, risco de um feminicídio com alcance de nível epidêmico mundial. Como forma de educar a população e, visando à melhora do bem-estar social, os órgãos governamentais utilizam ações, chamadas de marketing social, que podem assumir o caráter de campanhas, projetos, dentre outras formas. Nesse aspecto, o presente trabalho teve como objetivo descrever e analisar a percepção das mulheres vítimas de violência doméstica e dos agentes públicos envolvidos com a causa, acerca das ações de marketing social desenvolvidas pelos órgãos governamentais, considerando-se o âmbito da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizada pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas com 11 (onze) mulheres vítimas de violência doméstica e 11 agentes públicos que trabalham com mulheres vítimas dessa violência. Os resultados indicam que a violência praticada pelo companheiro ou marido ocorreu por quase todo o período de união e, atualmente, a maioria delas não convive mais com o agressor. Os principais motivos de agressão citados pelas vítimas, abordados também pelos agentes públicos, estão relacionados ao alcoolismo, machismo, ciúmes, influência familiar e aspectos culturais. A maioria denunciou o agressor na Delegacia Especializada da Mulher, embora não considerem efetivos os resultados provenientes destas denúncias. As vítimas e os agentes concordam que o governo promove campanhas. No entanto, consideram um distanciamento entre o real e sua efetivação e que as mesmas devem ser direcionadas para a vítima e seu agressor. As mulheres têm um conhecimento superficial da Lei Maria da Penha, enquanto os agentes públicos a conhecem com profundidade, mas ambos concordam que a campanha em torno desta lei deve ser melhor trabalhada. É preciso que a mulher seja vista como ser humano, dotada de capacidade e que merece ser tratada de forma igualitária na sociedade. Pela pesquisa feita, acredita-se que seja este o cerne da violência contra a mulher, ou seja, ser ela considerada um ser inferior. Nesse aspecto, ressalta-se que esta é uma vertente pouco explorada nas campanhas.

Palavras-chave: Marketing social. Violência doméstica contra a mulher. Campanhas publicitárias governamentais. Violência física. Violência psicológica.

Abstract: For many years in Brazil, the role of women has been limited to the private sphere, the care of their children, husband and domestic tasks. The production of goods, or even the central decisions on the public order, is historically marked as being an exclusive competence of the masculine universe, attributing to men, in equal measure, a supposed representation of strength, virility and social security. Given this scenario, among the various forms of violence, a discussion arises on domestic violence against women, considered a serious public health problem, due the negative transcendence that physically and psychologically harms women, causing high costs to the health system, family suffering, the risk of a feminicide, and a worldwide epidemic reach. As a way to educate the population and, in order to improve social welfare, government agencies use actions, called social marketing, which can take the form of campaigns, projects, among others. In this aspect, the present study aimed to describe and analyze how women victims of domestic violence and of the public agents involved in this cause perceive the social marketing actions developed by government agencies, considering the scope of the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais. A descriptive, qualitative approach was carried out based on semi-structured interviews with 11 (eleven) women victims of domestic violence and 11 public agents working with women victims of this violence. The results indicate that the violence practiced by the partner or husband occurred for almost the whole period of union, and nowadays most of them no longer live with the aggressor. The main reasons for aggression cited by the victims, also addressed by public agents, are related to alcoholism, machismo, jealousy, family influence and cultural aspects. Many of them denounced the aggressor in the Women’s Police Station, although they do not consider the results of these complaints to be effective. Victims and agents agree that the government does promote campaigns. However, they consider there is a gap between the campaigns intentions and their effectiveness and that campaigns should be directed to the victim and the aggressor. Women have a superficial knowledge of Maria da Penha Law, while public agents know it in depth, but both agree that the campaign around Maria da Penha Law should be improved. It is necessary that women be seen as capable human beings deserving to be treated equally in society. According to the research, this is believed to be the core cause of violence against women, that is, to be considered inferior. In this respect, it was emphasized that the supposed inferiority of women is insufficiently explored by the campaigns.

Key words: Social marketing. Domestic violence against women. Government advertising campaigns. Physical violence. Psychological violence.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Problema de Pesquisa: Qual a percepção das mulheres vítimas de violência doméstica e agentes públicos envolvidos com a causa, acerca das ações de marketing social orientadas para a erradicação dessa violência?”

 

Banca Examinadora

Orientador: Profa. Dra. Caissa Veloso e Sousa

Prof Dr. Gustavo Rodrigues Cunha– Docente

Profa. Dra. Verônica Angélica Freitas de Paula – Participante Externo

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