Autora: Rubia Dias da Silva Amaral

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  29/10/2021

RESUMO: O câncer se apresenta como uma das maiores causas de óbito precoce no país, ou seja,
antes dos 70 anos de idade, além de representar a quarta principal causa de mortalidade
geral. O câncer cervical, que se nomeia de forma popular como câncer do colo do útero, se
exibe por meio de repetidas infecções que se se tornam evidentes a partir da diversidade do
Papilomavírus Humano – HPV. Esse vírus se identifica por meio de alterações celulares que
em alguns casos podem desenvolver o câncer e em outros não. A vacina contra o HPV é
ofertada nas unidades básicas de saúde e nas escolas públicas e privadas, de forma
articulada com as unidades de saúde de cada região. Nesse contexto, destaca-se a
importância da divulgação de sua existência e a conscientização dos pais acerca dos riscos
futuros para seus filhos e a relevância da imunização. O objetivo geral da pesquisa é identificar
e analisar como as ações de marketing social, em prol da vacinação contra o HPV são
percebidas por pais e responsáveis de crianças e adolescentes, residentes na região do
Campo das Vertentes – MG. Especificamente, pretendeu-se: a) identificar e descrever a
compreensão dos entrevistados sobre a doença e a vacina relacionada ao HPV; b) identificar
e analisar as principais medidas de prevenção e segurança contra HPV; c) identificar e
descrever a percepção dos entrevistados em relação ao preconceito contra a vacina de
prevenção ao HPV; d) verificar a pré-disposição dos entrevistados em vacinar suas crianças
e adolescentes a partir do discurso desses indivíduos. Teoricamente discutiu-se a vacinação
contra o HPV, as ações do marketing social e as percepções de pais e responsáveis,
buscando, por meio de uma abordagem transversal e interdisciplinar, construir uma discussão
teórica que acolhesse outras áreas do conhecimento além da Administração, como por
exemplo, a Psicologia. A estratégia utilizada, foi o levantamento com a análise dos resultados
adotando uma pesquisa descritiva, com abordagem de caráter qualitativo e utilização de
entrevista semiestruturada. A amostra da pesquisa foi composta por 23 entrevistados, sendo
22 pais e responsáveis e 1 avó. Como resultado evidencia-se a pouca percepção e
conhecimento dos entrevistados sobre as campanhas de vacinação contra HPV, juntamente
com informações incompletas ou insuficientes para o entendimento correto sobre a forma de
prevenção e a possibilidade de evolução da doença para o câncer de colo de útero. Destacase também a existência de preconceito na vacinação e a desinformação que faz parte de uma
sociedade conservadora. Sugere-se a necessidade de que as ações de marketing social para
as campanhas de vacinação contra o HPV sejam ampliadas, trazendo mais informações
através de ferramentas de comunicação, com objetivo em divulgar a importância da
imunização e seus benefícios na prevenção da saúde.
Palavras-chave: Vacinação. HPV. Campanha de Marketing social. Conscientização.

ABSTRACT
Cancer is one of the leading causes of early death in the country, that is, before the age of 70,
in addition to representing the fourth leading cause of overall mortality. Cervical cancer, which
is popularly known as cervical cancer, is exhibited through repeated infections that become
evident from the diversity of the Human Papillomavirus – HPV. This virus is identified through
cellular changes that in some cases can develop cancer and in others not. The HPV vaccine
is offered in basic health units and in public and private schools, in coordination with the health
units in each region. In this context, the importance of publicizing its existence and raising
awareness among parents about the future risks for their children and the relevance of
immunization is highlighted. The general objective of the research is to identify and analyze
how social marketing actions in favor of vaccination against HPV are perceived by parents and
guardians of children and adolescents, living in the region of Campo das Vertentes – MG.
Specifically, it was intended to: a) identify and describe the interviewees’ understanding of the
disease and the vaccine related to HPV; b) identify and analyze the main prevention and safety
measures against HPV; c) identify and describe the interviewees’ perception in relation to
prejudice against the HPV prevention vaccine; d) verify the predisposition of the interviewees
to vaccinate their children and adolescents from the speech of these individuals. Theoretically,
HPV vaccination, social marketing actions and the perceptions of parents and guardians were
discussed, seeking, through a transversal and interdisciplinary approach, to build a theoretical
discussion that would welcome other areas of knowledge besides Administration, such as For
example, psychology. The strategy used was the survey with the analysis of the results,
adopting a descriptive research, with a qualitative approach and using a semi-structured
interview. The research sample consisted of 23 respondents, 22 of whom were parents and
guardians and 1 grandmother. As a result, the interviewees’ little perception and knowledge
about the HPV vaccination campaigns are evident, together with incomplete or insufficient
information for a correct understanding of the form of prevention and the possibility of the
disease progressing to cervical cancer. Also noteworthy is the existence of prejudice in
vaccination and the misinformation that is part of a conservative society. It is suggested the
need for social marketing actions for HPV vaccination campaigns to be expanded, bringing
more information through communication tools, with the objective of disseminating the
importance of immunization and its benefits in health prevention.
Keywords: Vaccination. HPV. Campaigns. Social marketing. Awareness.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora

Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira – Docente

Prof. Dr.  Nelsio Rodrigues de Abreu – Participante Externo

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