Mestrando(a): MARISA MAROTTA DE REZENDE

Orientador(a): Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

Este estudo objetivou analisar o regime de accountability no arranjo de governança do setor público, tendo como centro a Universidade Federal de Ouro Preto/MG (UFOP), na percepção da comunidade universitária. A pesquisa teve abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como descritiva pelo método do estudo de caso, com base na abordagem de avaliação do regime de accountability construída por Xavier (2014). A unidade de análise foi o arranjo de governança do setor público e a unidade de observação foi o regime de accountability, que contemplou as dimensões do modelo:democrática, constitucional e organizacional. Os sujeitos da pesquisa foram técnicos administrativos, professores, gestores e alunos de cursos de graduação da Ufop. As técnicas de coleta de dados foram: pesquisa documental, entrevista semi estruturada e questionário estruturado. Na pesquisa documental, foram examinados nos sites institucionais a estrutura e as competências dos órgãos governamentais MEC, CGU e TCU. Também,pesquisaram-se leis, normas, decretos e relatórios. Realizaram-se 42

entrevistas, cujos dados coletados foram analisados e tratados pela técnica de

análise de conteúdo. Aplicaram-se 299 questionários, com base na escala de frequência do tipo Likert, a alunos de 33 diferentes cursos de graduação presencial. Os dados coletados foram tabulados e submetidos à análise uni e multivariada, utilizando-se a técnica do modelo de equações estruturais, pelo método PLS. O estudo identificou que o setor público, no limite desta dissertação, apresenta possibilidade de um regime de accountability adequado a uma boa governança. Entretanto, constataram-se limitações no regime de accountability nas dimensões democrática e constitucional em menor grau, e na dimensão organizacional, em maior grau. Na perspectiva organizacional em que se avaliou a Ufop como administração executiva do arranjo, o regime de accountability apresentou impedimentos e condicionantes, que devem ser observados. Verificou-se que um regime de accountability que possibilite boas práticas de gestão nos aspectos supervisão, controle, participação, transparência e avaliação, quando bem definidas no arranjo, representa um diferencial na execução dos processos e, consequentemente, na eficiência da instituição para atingir uma boa governança..

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Nathalia de Fátima Joaquim

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Ronaldo Lamounier Locatelli

Faculdade Pedro Leopoldo
Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Área de concentração: Organização e estratégia

BAIXAR ARQUIVOMARISA MAROTA DE REZENDE