Mestrando(a): DANIELLE MIRANDA LINS RODRIGUES

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

O objetivo deste estudo consiste em analisar a racionalidade da práxis administrativa de uma cooperativa trabalho localizada em de Belo Horizonte/ MG. Foram analisados dois tipos de racionalidades usuais na gestão administrativa: a instrumental e a substantiva, ambas muito estudadas em teoria. A racionalidade instrumental possui um caráter normativo no contexto da teoria organizacional atual. Já a racionalidade substantiva é capaz de direcionar criação de espaços sociais para que os indivíduos participem de relações que proporcionem a satisfação individual. Essa pesquisa é relevante por fazer parte de um reduzido número de estudos que verificam a aplicabilidade desses conceitos, principalmente no que diz respeito à racionalidade substantiva nas organizações. Realizou-se uma pesquisa descritiva, com o emprego de abordagem quantitativa, em que os dados foram levantados junto com os funcionários da CONNAI, e uma abordagem qualitativa, por meio do levantamento de dados com os diretores. Os meios de coletas de dados contemplaram questionários, entrevista em profundidade, pesquisa documental e observação direta. A análise de dados foi feita por meio da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Utilizou-se do modelo desenvolvido por Serva (1996) para as verificações empíricas. O resultado demonstra que a CONNAI, com relação aos questionários aplicados aos seus funcionários, está na classificação de isonomia, com base no modelo paraeconômico de Guerreiro Ramos (1981); e comprova que, do ponto de vista pessoal, participar de uma isonomia é muito gratificante. Os dados coletados pela pesquisa documental e pelas entrevistas com os diretores, tratados pela análise de conteúdo, demonstraram um elevado nível de racionalidade instrumental, pois verificou-se uma grande preocupação com os resultados e com a captação de novos clientes para a cooperativa.

Orientador(a): FERNANDO COUTINHO GARCIA

Professores Drs. da Banca:

Valéria Maria Martins Júdice e Ivan Beck Ckagnazoroff

Mestrando(a): DANIELLE MIRANDA LINS RODRIGUES