Autor: MARCOS BUENO DO NASCIMENTO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  28/11/2008

RESUMO O comportamento do consumidor È um tema que estuda a relaÁ„o dos indivÌduos com os produtos e serviÁos. Dentre os v·rios fatores que influenciam o comportamento de consumo das pessoas, destaca-se a demografia, e mais especificamente, a idade. Diante do atual envelhecimento da populaÁ„o brasileira cresce a import‚ncia desses consumidores para o mercado. Por outro lado, nas sociedades capitalistas, o dinheiro, tambÈm, È considerado parte integrante do comportamento de consumo. Acredita-se, no entanto, que a percepÁ„o das pessoas em relaÁ„o ao significado do dinheiro pode influenciar o comportamento das pessoas durante o ato de consumir. Nesse contexto, o objetivo central desta dissertaÁ„o È verificar a relaÁ„o entre a percepÁ„o do significado do dinheiro e o comportamento de consumo dos usu·rios do Centro de Apoio e ConvivÍncia (CAC), de Belo Horizonte. Os resultados demonstraram que, para os idosos pesquisados, h· relaÁ„o entre as vari·veis do significado do dinheiro, e as vari·veis de orientaÁ„o de consumo. No entanto, n„o se pode generalizar os resultados, uma vez que a populaÁ„o estudada possui caracterÌsticas prÛprias.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor, significado do dinheiro, idoso.

ABSTRACT The consumer behavior is a subject that studies the relationship of individuals with products and services. Among the many factors that influence the behavior of consumption of people, there is demographics, and more specifically, the age. In today’s aging population increases the importance of consumers in the market. Furthermore, in capitalist societies, money, too, is considered an integral part of the behavior of consumption. It is believed, however, that the perception of people in relation to the meaning of money can influence people’s behavior during the act of consuming. In this context, the central goal of this dissertation is to investigate the relationship between the perception of the meaning of money and consumption behavior of the users of Living and Support Center (CAC), in Belo Horizonte. The results demonstrated that for elderly people surveyed, there is relationship between the variables of the meaning of money, and the variables of direction of consumption. However, one can not generalize the results, since the population has its own characteristics.

Key words: consumer behavior, meaning the money, elderly

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon – Orientadora

Baixar arquivo: Dissertação Final Marcos Bueno do Nascimento