Mestrando(a): MARCOS BUENO DO NASCIMENTO

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

O comportamento do consumidor é um tema que estuda a relação dos indivíduos com os produtos e serviços. Dentre os vários fatores que influenciam o comportamento de consumo das pessoas, destaca-se a demografia, e mais especificamente, a idade. Diante do atual envelhecimento da população brasileira cresce a importância desses consumidores para o mercado. Por outro lado, nas sociedades capitalistas, o dinheiro, também, é considerado parte integrante do comportamento de consumo. Acredita-se, no entanto, que a percepção das pessoas em relação ao significado do dinheiro pode influenciar o comportamento das pessoas durante o ato de consumir. Nesse contexto, o objetivo central desta dissertação é verificar a relação entre a percepção do significado do dinheiro e o comportamento de consumo dos usuários do Centro de Apoio e Convivência (CAC), de Belo Horizonte. Os resultados demonstraram que, para os idosos pesquisados, há relação entre as variáveis do significado do dinheiro, e as variáveis de orientação de consumo. No entanto, não se pode generalizar os resultados, uma vez que a população estudada possui características próprias.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon. Orientador (Faculdade Novos Horizontes)

Profª. Drª. Valeria Maria Martins Judice. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Jose Marcos Carvalho de Mesquita. Convidado 2 (FEAD)
Mestrando(a): MARCOS BUENO DO NASCIMENTO

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

:: baixar arquivo