Autor:  Andreza Capelo Cândido Drumond

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  07/02/2020

RESUMO Esse trabalho busca analisar como os princípios da lógica Effectuation manifestam-se na etapa de criação e nos primeiros anos de operação de quatro empreendimentos inovadores localizados em Belo Horizonte. Analisa também como a estratégia é entendida e praticada quando o planejamento formal e deliberado não é implementado. A abordagem Effectuation estuda como os empreendedores tomam decisões sob perspectivas de um futuro incerto e explicita uma lógica de pensamento diferente da tradicionalmente defendida pelas escolas de estratégia prescritivas. Sua proposta teórica sugere que o menor empenho dos empreendedores em pesquisar o mercado e traçar estratégias rígidas para o negócio deve-se à percepção de que, diante de um futuro incerto, em que os fatores que influenciam as decisões e suas consequências não são completamente conhecidos, é mais relevante voltar a atenção para o que é possível fazer com as habilidades e recursos de que se dispõe. Nesse contexto, o empreendedor busca moldar o futuro de sua empresa não a partir de previsões e estudos, e sim voltando esforços para os fatores em que sua ação tem maior poder de gerar resultados positivos. Os mercados não estão postos, são criados a partir da ação daqueles que nele atuam. Além disso, Effectuation apresenta cinco princípios que norteiam a tomada de decisão dos empreendedores que aderem – conscientemente ou não – à sua lógica. Esses princípios estão relacionados a priorização dos recursos disponíveis como norteadores da definição de objetivos, uso de contingências para criação de oportunidades, fortalecimento da iniciativa a partir da conquista de parcerias que aportam recursos e contribuem para modelar o negócio, análise das perdas possíveis frente o fracasso da iniciativa e valorização da experiência e habilidades do empreendedor como direcionador de todo o processo. A proposta sugere ainda que diante da crescente complexidade do ambiente mercadológico, o planejamento tradicional deliberado cede lugar a estratégias emergentes calcadas nas vivências do empreendedor. Dessa forma, para atender aos objetivos propostos neste estudo, conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os fundadores das quatro empresas. Os empreendedores entrevistados não conheciam previamente a proposta teórica, assim como não conheciam a entrevistadora, o que contribuiu para que os relatos não fossem construídos com o objetivo específico de aderência ou negação da proposta. Após a coleta, realizou-se a análise de conteúdo das informações relatadas nas entrevistas, que permitiu concluir que quatro, dos cinco princípios se manifestaram de maneira mais evidente no comportamento e tomada de decisão dos empreendedores entrevistados. Foram encontrados indícios de que esses princípios nortearam a tomada de decisão nas fases iniciais do negócio e influenciaram a forma como as estratégias foram implementadas nos primeiros anos. No que tange à estratégia, foram apontadas similaridades entre a proposta teórica Effectuation e os construtos defendidos pela Escola de Aprendizado, para a qual, a estratégia vai sendo construída a partir das experiências da empresa. Destaca-se o achado de que o princípio “perdas aceitáveis” não apresentou indícios relevantes em nenhuma das empresas estudadas, sugerindo um ponto relevante para ser estudado futuramente.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Comportamento Empreendedor. Estratégias. Teoria Effectuation.

ABSTRACT: The present work aims on analyzing how the principles of the Effectuation logics take place on the creation steps and on the first years of four innovative business in the city of Belo Horizonte. The research also analyses how strategy is understood and operationalized when formal and deliberate planning is not implemented. Effectuation as a theoretical proposal studies how entrepreneurs take decisions on an uncertain future perspective. It also presents a thought logic which differs from the traditionally introduced by prescriptive strategic schools. Effectuation suggests that the fact entrepreneurs are devoting less effort on marketing research and on developing rigid strategy to their business is related to their perception that due to the uncertainty of the future – stated when the factors which influence decisions and their consequences are not completely known – it is more relevant to turn one’s attention to what is possible to do using the available abilities and resources. In such context, the entrepreneur seeks to build the company’s future not through previsions or studies, but through putting energy on factors to which his/her actions have more chances of resulting in positive outcomes. Markets are not given, they are built through the actions of its players. The theoretical proposal that supported the research states that there are five principles which drive the process of decision-making of entrepreneurs who adopt the Effectuation logic – may they be conscious about it or not. Such principles relate to the available resources as the factor that drives the definition of objectives, to the usage of contingencies to create opportunities, to the usage of partnership to strengthen the initiative by providing financial resources and by helping to create the business model, to the definition of the loss entrepreneurs can afford to face compared to a possible failure and to the value given to the entrepreneurs’ experience and ability to drive the whole process. Effectuation also suggests that because there is a growing complexity on the marketing environment, traditional, deliberated planning is substituted by emerging strategies based on the entrepreneurs’ experience. Therefore, in order to attend to the objectives of the present study, data collection was made in a qualitative manner, using semi structured interviews with the founders of the companies. The founders did not know the researcher or the theory, fact that contributed to answers without a bias. The content of the interviews was analyzed through content analysis techniques. The conclusion was that four out of the five principles were present at the decision-making process of the entrepreneurs. Evidence was found that those principles were relevant to the decision making processes at the initial stages of the business and that they also influenced the way in which strategy was implemented in the early years of the companies. Similarities between the theoretical proposal of Effectution and the findings of the Learning Strategy School were also observed. The Learning Strategy School states that strategy is simultaneously constructed through the company’s experience.  Evidences of the “affordable loss” principle, however, were not found, opening interesting fields for future studies.

Keywords: Entrepreneurship, Entrepreneur’s behaviour, Effectuation theory, strategy.

RESUMEN: Este trabajo busca analizar cómo los principios de la lógica Effectuation se manifiestan en la etapa de creación y en los primeros años de operación de cuatro empresas innovadoras ubicadas en Belo Horizonte. La propuesta teórica que apoyó la investigación sugiere cinco principios que guían las decisiones de los emprendedores que si adhieren, conscientemente o no, a la lógica Effectuation. También sugiere que, en vista de la creciente complejidad del entorno del mercado, la planificación tradicional y deliberada da paso a estrategias emergentes basadas en las experiencias del emprendedor. La recopilación de datos ha sido realizada de forma cualitativa, con entrevistas semiestructuradas con los fundadores de las cuatro empresas. Se realizó el análisis del contenido de las transcripciones, concluyendo que se encontró evidencia de cuatro de los principios en el comportamiento y en las decisiones de los emprendedores entrevistados. De los cinco principios, “pérdidas aceptables” fue el único que no presentó evidencias relevantes.

Palabras clave: “Effectuation”, pérdidas aceptables, emprendimiento, estrategia.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Orientador

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Docente

Prof.ª Dr.ª Georgiana Luna Batinga – Participante Externo

Prof. Dr. Marcelo de Rezende Pinto – Participante Externo

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