Autor: SILVERIO OTAVIO MARINHO BACELAR DIAS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/07/2011

RESUMO Este estudo tem por objetivo principal analisar a influência dos fatores financeiros prazo, juros e condições de pagamento nas decisões de consumo de veículos novos, na perspectiva dos consumidores e gerentes de vendas das concessionárias de Belo Horizonte e região. O referencial teórico foi baseou-se na revisão da literatura sobre o assunto, a qual foi dividida em: (a) descrição da cadeia produtiva da indústria automobilística; (b) determinantes do consumo, sob o contexto da economia e do comportamento do consumidor; e (c) determinantes do crédito. O desenvolvimento do trabalho foi direcionado com base em entrevistas realizadas com gerentes de vendas de veículos e em pesquisa quantitativa aplicada aos possíveis consumidores de veículos novos. Como resultado do estudo, apurou-se que os fatores financeiros juros e o prazo de pagamento são essenciais no processo de decisão de compra de um veículo novo. Quanto a condições de pagamento, identificou-se que os consumidores estão com sua atenção direcionada para o valor total dos financiamentos contratados, e não para o valor das parcelas a serem liquidadas durante o período. Contatou-se que a maioria dos consumidores prefere comprar à vista e que procura não comprometer mais de 30% de sua renda com o financiamento de veículos. A análise de outros fatores, como renda familiar e os conhecimentos financeiros prévios para auxiliar a decisão de compra de veículos novos, não revelou informações relevantes para este estudo.

Palavras-chaves: Crédito. Comportamento do Consumidor. Financiamento de veículos

 

ABSTRACT The main objective of this study was to analyse how the financial factors as: term, interest and payment conditions interferes on the decision of buying a new car, under the view of the consumers and the retail store`s sellers. The theoretical reference was based on the literature revision of the subject which was classified in: (1) description of the productive chain of the automobile industry; (2) consume determinants in the economy context and the behavior of the buyers; (3) credit determinants. This study was developed and directed based on interviews taken in the car`s stores with the sellers and on the quantitative research applied to possible new car`s purchasers. As a result of this study was easy to identify that the interest and terms of payment are the most important financial factors on the process of decision of buying a new vehicle. Over the payment conditions notice that buyers are more worried with the total of the financing taken and not with the amount of the hire purchase to be payed per month. Also notice that most of the buyers prefer to pay on the spot and are conscious of not spending more than 30% of their net income with the financing. The analysis of other factors such as the family income in the process of buying and the financial knowledge to help deciding to purchase a new car were not relevant to the study.

Key Words: credit. Consumer`s behavior. Vehicle financing.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Alfredo Alves de Oliveira Melo – Orientador

Baixar arquivo: Silvério Otávio Marinho Bacelar Dias