Mestrando(a): DAVID EUSTÁQUIO DA SILVA

Orientador(a): Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

As evoluções tecnológicas permitiram o surgimento de novas formas de interação na sociedade e, dentre elas, destacam-se as populares redes sociais virtuais como sistemas de interação social mediada por computador. Assim como as redes sociais na Internet abriram caminho para a interação entre as pessoas, também permitiram que opiniões e conselhos relacionados a consumo fossem compartilhados, modificando significativamente o cenário do marketing e o comportamento de consumo.O objetivo geral desta dissertação de Mestrado foi descrever e analisar a participação da rede social Facebook, a mais utilizada no Brasil, no processo de decisão de compra de consumidores de produtos de informática da cidade de Belo Horizonte. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa, com coleta de dados por meio de 425 questionários estruturados, utilizando-se da escala de Likert pela ferramenta online Google Drive, para avaliar a participação da rede social Facebook no processo de decisão de compra, utilizando como referência o modelo proposto por Engel, Blackwell e Miniard (2000). Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística univariada e ao teste paramétrico ANOVA. Em todos os testes estatísticos utilizados foi considerado um nível de significância de 5%. Os resultados encontrados sugerem que a rede social participa de várias etapas do processo de decisão de compra, seja como estímulo a uma necessidade, como fonte de informação, como meio de contato com uma pessoa considerada referência no assunto. A rede vem sendo utilizada como canal pós compra, para demonstrar satisfação e principalmente a insatisfação com uma compra considerada negativa. Os resultados ainda sugerem que os consumidores possuem uma preocupação em querer ajudar os seus pares pela rede, visto que a maioria disse compartilhar conteúdos para ajudar os seus amigos. Como sugestão para futuros estudos, indica-se realizar a pesquisa com outros produtos para observar se o comportamento apresentando nesse trabalho se repetirá.

 

BANCA EXAMINADORA:

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

Faculdade Novos Horizontes

Prof. Dr. Luiz Cláudio Gomes Maia

FUMEC

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: DAVID EUSTAQUIO DA SILVA DAVID EUSTAQUIO DA SILVA1