Mestrando(a): BRUNO JOSÉ VERÇOSA

Orientador(a): ALEIXINA MARIA LOPES ANDALÉCIO

O objetivo desta dissertação foi verificar como a academia trata a gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior e analisar as respostas dos alunos da Faculdade Pitágoras sobre o aprimoramento de suas capacidades profissionais a partir dos cursos de formação de tecnólogos e mais especificamente da disciplina ?Gestão do Conhecimento?. Para abordagem de desenvolvimento da presente pesquisa optou-se pela quantitativa. O tipo de pesquisa adotado foi o exploratório descritivo. Por ser também um estudo de caso, a pesquisa foi realizada em uma unidade da Faculdade Pitágoras, em Belo Horizonte, na região de Venda Nova. A população compreendeu todos os alunos dos cursos de formação de tecnólogos da Faculdade, nessa unidade, mais especificamente, da disciplina ?Gestão do Conhecimento?. A amostra delimitou-se a um total de 80 alunos, dos quais 76 questionários foram considerados válidos para a pesquisa. A pesquisa foi estruturada em duas partes. Na primeira parte, realizou-se uma pesquisa bibliométrica para levantamento de como vem sendo tratado pela academia brasileira o tema ?Gestão do conhecimento? em instituições de ensino, com base em artigos científicos de anais de congressos e revistas renomadas da área de Administração. Na segunda etapa, realizou-se uma pesquisa com os alunos da Faculdade Pitágoras, sobre o aprimoramento de suas capacidades profissionais a partir dos cursos de formação de tecnólogos e mais especificamente da disciplina ?Gestão do Conhecimento. Para coleta dos dados da primeira etapa da pesquisa utilizaram-se os anais do EnANPAD, publicados no período de 1999 a 2010, os do EnEO, do período de 2006 a 2010, e os fascículos de revistas compreendidas entre os anos de 2005 a 2010. Na segunda etapa, utilizou-se para coleta de dados um questionário dividido em duas partes, com a primeira contemplando os dados demográficos e funcionais dos respondentes, como sexo, idade, renda, estado civil, experiência profissional, curso, período em curso e nível hierárquico ocupado pelo aluno no emprego. Já a segunda parte, tinha questões de Escala do tipo Likert sobre o aprimoramento de capacidades profissionais, com base no curso, mais especificamente na disciplina Gestão do Conhecimento. Para análise e tabulação dos dados foram utilizados os softwares TextFilterer (etapa bibliométrica) e Statistical Package for Social Science (SPSS) (questionário). Como resultados por meio da bibliometria, os dados revelaram que o artigo que mais se aproximou da pesquisa foi “Elementos Preliminares para a Construção de Modelos: A Contribuição da Gestão do Conhecimento para Instituições de Ensino Superior”. Nos demais artigos, a ocorrência dos termos foi menor, mas com citações significativas, sendo possível, verificar como a academia trata a gestão do conhecimento em uma instituição de ensino superior. Os resultados, com base na análise dos questionários, mostraram-se que os alunos estão interessados na busca pelo conhecimento, com a maioria considerando de suma importância o estudo da disciplina “Gestão do Conhecimento” na Instituição. As habilidades individuais, a visão e análise do ambiente e a experiência profissional foram destacadas como fundamentais para a Gestão do Conhecimento, na visão dos alunos.

Orientador(a): ALEIXINA MARIA LOPES ANDALÉCIO

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Aleixina Maria Lopes Andalécio

ORIENTADORA