Autor: MARCELO SOARES DE OLIVEIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  05/07/2010

RESUMO Este trabalho tem por objetivo analisar a relação da eficácia gerencial, a partir da percepção e expectativas dos gestores e colaboradores, após a implantação do sistema de “acreditação hospitalar” na Santa Casa de Misericórdia de Passos, confrontando as percepções entre as categorias ocupacionais e buscando confrontar a visão dos gerentes, coordenadores e colaboradores. No decorrer do trabalho, com base em uma pesquisa quantitativa, foi questionado às diversas categorias ocupacionais sobre o resultado do trabalho gerencial e aos coordenadores, sobre os benefícios da acreditação. Por meio de entrevista, buscou-se promover uma análise qualitativa, confrontado a percepção dos coordenadores com a visão dos colaboradores. Buscou-se também, esclarecer como a Santa Casa de Misericórdia de Passos estava posicionada antes do processo de Acreditação. Comprovou-se o quanto a acreditação foi essencial, na medida em que promoveu a organização e padronização das informações e assegurou maior agilidade na execução das atividades, elevando o conhecimento dos gerentes, melhorando o controle das atividades. Por fim, mostrou que os gerentes revelaram-se cada vez mais envolvidos, tendo em vista, também, os resultados percebidos por seus colaboradores.

Palavras-chaves: Acreditação. Administração. Eficácia gerencial.

 

ABSTRACT This study aims to examine the relationship of managerial effectiveness,
from the perceptions and expectations of managers and employees, after
implantation of a “hospital accreditation” in the Santa Casa de
Misericórdia de Passos, comparing the perceptions between categories
occupational and seeking to confront the vision of managers, engineers and
employees. During the work, based on a survey
quantitative, was questioned at various occupational categories on the
result of managerial work and the engineers on the benefits
accreditation. Through interviews, we sought to promote an analysis
Qualitative, confronted the perception of engineers with the vision of
employees. It also sought to clarify how the Santa Casa de
Misericórdia de Passos was positioned before the process of
Accreditation. It was shown how the accreditation was essential, as
it promoted the organization and standardization of information and assured
greater agility in the execution of activities, raising awareness of
managers, improving the control of activities. Finally, showed that
managers proved to be increasingly involved, in order, too,
the results perceived by its employees

Keywords: Accreditation. Administration. Managerial Effectiveness

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de gestão e competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia– Orientador

Prof.ª Dr.ª Cristina Fernandes de Muyler – Docente

Prof.ª Dr.ª Marilia Alves

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