Autor: GEÓRGIA CAETANO DE OLIVEIRA SANTOS

Data da Defesa:  12/02/2016

RESUMO Desde o ano de 2013, com o crescimento das manifestações culturais de rua, Belo Horizonte vem experimentando o renascimento do Carnaval em todas as suas regiões. A folia na capital contou com a participação de 500 mil foliões em 2013, e chegou, em 2015, a um público de 1,5 milhões de pessoas, passando a atrair o patrocínio da iniciativa privada e a movimentar a cadeia de prestação de serviço turístico da cidade. Na medida em que os atores inseridos no Carnaval de Belo Horizonte possuem agendas e interesses distintos e desalinhados entre si, foi necessária a criação de uma política pública de diálogo constante, convergente, que envolvesse ações de comunicação e marketing para alinhar os discursos e o planejamento a fim de que o evento fosse realizado em toda a malha urbana da cidade. Portanto, este estudo teve o objetivo de analisar como as estratégias de comunicação e marketing foram utilizadas para a divulgação do Carnaval de Belo Horizonte nos anos de 2014 e 2015, segundo a percepção de diversos atores envolvidos no processo. Teoricamente, este trabalho, utilizando a pesquisa qualitativa, buscou discutir as seguintes temáticas: Comunicação Integrada de Marketing; Marketing de Destinos e Marketing Cultural. Foram realizados levantamento documental e entrevistas semiestruturadas com representantes do poder público municipal, dos patrocinadores do evento, dos representantes dos blocos de rua da cidade, das escolas de samba, dos blocos caricatos e dos foliões. Como resultado, destaca-se no âmbito das estratégias de comunicação, que o principal meio de comunicação utilizado tanto pelos foliões quanto pelos organizadores do evento é a internet, em especial as mídias sociais. A assessoria de imprensa é uma das formas fundamentais para aproximação com o público do Carnaval de Belo Horizonte e a propaganda foi pouco utilizada pelos atores. Entre as questões que emergiram dos relatos pesquisa, destaca-se a necessidade de ampliação e melhoria da qualidade do serviço público ofertado durante o evento. E ainda, a partir dos relatos pode-se inferir que o Carnaval de Belo Horizonte tem atraído pessoas de outras cidades e estados. Observou-se também que os blocos de rua são o principal ponto de interesse de foliões e turistas. Eles são considerados uma atração à parte, espontânea, cultural, protagonistas do evento. Pode-se, ainda, afirmar que patrocinar o Carnaval de Belo Horizonte passou a ser uma estratégia de visibilidade para as empresas patrocinadoras, ampliando a força de suas marcas. O Carnaval de Belo Horizonte tem se tornado atraente do ponto de vista turístico e despertado no belo-horizontino o sentimento de pertencimento e de amor à cidade, o que contribui para o desenvolvimento do destino e para a atração de novos visitantes.

Palavras-chave: Carnaval. Marketing de Destino. Marketing Cultural. Eventos. Comunicação e Marketing.

ABSTRACT Since 2013, through the development of street cultural demonstrations, Belo Horizonte is experiencing the revival of Carnival all over the city.In 2013, 500 000 people participated in the celebration and in 2015 an audience of 1.5 million people was reached. Carnival has attracted sponsorships from the private sector and stimulated the tourism supply chain. Considering that the partners involved with the Carnival of Belo Horizonte have different agendas and misaligned interests, creating a public policy with a constant and convergent dialogue was necessary, involving communication and marketing actions to align the speeches and planning, so that the event could be performed throughout all the urban area of the city. Therefore, this study aimed to analyze how communication and marketing strategies were used to disseminate Belo Horizonte´s Carnival in the referred years, according to the perceptions of several partners involved in the process. Theoretically, using a qualitative research, this study sought to investigate the following topics: Integrated Marketing Communication; Destination Marketing and Cultural Marketing. This study contemplated a documentary research and semi-structured interviews with representatives of the city government, sponsors of the event, representatives of local samba schools and street blocks, caricatured blocks and revelers. As a result, stands out the context of communication strategies that internet was the primary mean of communication used by the revelers and events organizers. Public Relations was one of main forms to approach tthe Belo Horizonte Carnival´s public while advertising has been poorly used by the partners. Among the issues emerged from the research, it could be highlighted the necessity to expand and improve the quality of public services offered during the event. Also from the research reports, we can conclude that Belo Horizonte´s Carnival has attracted people from other cities and states. It was also observed that the street blocks are the main point of interest to revelers and tourists. They are considered event protagonists, an attraction in itself, spontaneous, cultural. It can be inferred that to sponsor Belo Horizonte´s Carnival became a strategy to provide visibility to the sponsors, increasing the strength of its brands. Belo Horizonte´s Carnival has become attractive by the touristic point of view and has awakened Belo Horizonte´s people love and sense of belonging to the city, which contributes to the development of the destination and to attract new visitors.

Keywords: Carnival. Destination Marketing. Cultural Marketing. Events. Communication and Marketing.

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof.ª Dr.ª  Caissa Veloso e Sousa– Orientadora