Autor: WALNICE BRANDÃO MACHADO

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  03/12/2013

RESUMO As exigências do mercado de trabalho, no atual contexto, não se restringem apenas à qualificação dos trabalhadores. Em meio às transformações vigentes de um processo de globalização, a busca por profissionais competentes torna-se uma constante. A partir desse cenário de mudanças no perfil do trabalhador, o presente estudo aborda o desenvolvimento de competências na graduação em Engenharia. Considerando que o professor é o principal agente no desenvolvimento do processo de aprendizagem, o objetivo norteador da pesquisa compreende em identificar as percepções dos docentes em relação à contribuição do curso de graduação em Engenharia, na formação e no desenvolvimento das competências profissionais dos graduandos. Este trabalho se desenvolveu baseado nas concepções de competência que direcionaram a fundamentação teórica e metodológica. Os conceitos, características e capacidades foram propostos no modelo dos estudos de Fleury e Fleury (2004) definidos através dos saberes: agir, mobilizar, comunicar, aprender comprometer-se, assumir responsabilidades e ter visão estratégica. Estes facilitaram o direcionamento das abordagens para o questionário contribuindo com a agilidade e a eficiência das informações geradas. Neste estudo são apresentados os resultados de uma pesquisa realizada com docentes de uma instituição de ensino superior privada localizada em Belo Horizonte. A pesquisa utilizou as abordagens quantitativa e qualitativa e se caracteriza quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso. Para a coleta dos dados quantitativos foram utilizados questionários estruturados de acordo com o modelo de competências de Fleury e Fleury (2004) e itens ligados às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Engenharia. A análise desses dados envolveu 57 docentes que lecionam na graduação em engenharia. Em sequência foram realizadas 12 entrevistas que complementam as informações advindas dos questionários. A partir dos resultados fez-se possível inferir as percepções dos docentes em relação à contribuição que o curso proporciona na formação profissional dos acadêmicos e o que o corpo docente considera que seja uma instituição de ensino ideal. Tal análise também visa contribuir para uma melhoria no desenvolvimento de competências referentes ao curso para a inserção de profissionais engenheiros no mercado de trabalho. Palavras-chave: Competências Profissionais. Engenharia. Ensino Superior. Docentes.

ABSTRACT The requirements of the work market, in the current context, are not restricted only to the qualification of the workers. In way to the effective transformations of a globalization process, the search for competent professionals becomes a constant. From this scene of changes in the profile of the worker, the present study it approaches the development of competencies in the graduation in Engineering. Considering that the professor is the main agent in the development of the learning process, the objective of the research understands in identifying the perceptions of the professors in relation to the contribution of the course of graduation in Engineering, the formation and the development of the professional competencies of the students. This work if developed established in the conceptions of competence that had directed the theoretical and methodological approach. The concepts, characteristics and capacities had been considered in the model of the studies of Fleury and Fleury (2004) defined through knowing them: to act, to mobilize, to communicate, to learn to commit itself, to assume responsibilities and to have strategical vision. These had facilitated to the aiming of the boardings for the questionnaire contributing with the agility and the efficiency of the generated information. In this study the results of a research carried through with professors of a private institution of located superior education in Belo Horizonte are presented. The research uses the boardings quantitative and qualitative and if it characterizes how much to the ends as descriptive and how much to the half ones as a case study. For the collection of the quantitative data on model of competencies of Fleury and Fleury (2004) and the National Curricular Lines of direction of the course of Graduation in Engineering had been used structuralized questionnaires in accordance with. The analysis of these data involved 57 professors who teach in the graduation in engineering. And then 12 interviews had been carried through that complement the happened information of the questionnaires. From the results one became possible to infer the perceptions of the professors in relation to the contribution that the course provides in the professional formation of the academics and what the faculty considers that is an institution of ideal education. Such analysis also aims at to contribute for an improvement in the development of referring competencies to the course for the insertion of professional engineers in the work market.

Keywords: Professional Competencies. Engineer. Superior Education. Professor.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: : Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª  Talita Ribeiro da Luz – Orientadora

Prof.ª Dr.ª  Aleixina Maria Lopes Andalécio – Docente

Prof.ª Dr.ª  Zélia Miranda Klimnik  – Participante externo

Baixar arquivo: WALNICE BRANDÃO MACHADO 1